Retóricas Disruptivas, Dissidentes e Despudoradas: a Forma Polêmica e o Ethos Travesti de Linn da Qu
Autor
- Ticiano Jardim Pimenta
Autor | Ferreira Luisa |
---|---|
ISBN | 9786525003047 |
Título | Jornais no Ensino de Português Como Primeira e Segunda Língua: Desafios Teóricos e Práticos |
Editora | Appris |
Ano de Edição | 2021 |
Idioma | Português |
Número de Páginas | 111 |
País de Origem | Brasil |
Acabamento | Brochura |
Altura | 21 |
Largura | 14,8 |
Profundidade | 2 |
Peso | 160 |
Origem | Brasil |
Serie/Coleção | vazio |
Sinopse | Jornais no ensino de português como primeira e segunda língua: desafios teóricos e práticos traz artigos que, embora diferentes, complementam-se, abordando aspectos teóricos e práticos do ensino de língua portuguesa com o uso de textos jornalísticos. Esta obra, além de apresentar uma discussão/reflexão sobre o ensino de língua portuguesa como primeira e segunda língua, traz o relato prático de experiências de ensino em três projetos indígenas. Com essa perspectiva, lança um olhar reflexivo sobre o ensino de língua portuguesa na contemporaneidade, di scutindo a relação entre concepções de linguagem e práticas pedagógicas. Em termos teóricos, aponta o surgimento de uma nova compreensão sobre a linguagem e sua relação com a exterioridade social, cultural e histórica. Em relação à prática, a autora discute a necessidade de o ensino de português (primeira ou segunda língua) ser desenvolvido a partir de textos que circulam socialmente. Partindo do princípio de que o trabalho com a língua portuguesa na escola visa dar aos sujeitos condições para uma efetiva atuação nas práticas sociais letradas, argumenta que o ensino de português carece de reformulação, em função das habilidades dos alunos a serem desenvolvidas. Por tratar de teoria e prática de ensino de língua portuguesa, a obra é indicada para estudantes de Letra s, pedagogos, professores de Português, pesquisadores da área da linguagem e outros estudiosos. |
Edição | 1 |
LivroDigital | vazio |
Prevenda | Vazio |