Sentidos de Cidadania na Argumentação de Alunos Bolivianos na Fronteira Brasil/Bolívia
+-
Sentidos de Cidadania na Argumentação de Alunos Bolivianos na Fronteira Brasil/Bolívia
Grupo Livros
Autor | Dias Marilda |
---|---|
ISBN | 9786555231175 |
Título | Sentidos de Cidadania na Argumentação de Alunos Bolivianos na Fronteira Brasil/Bolívia |
Editora | Appris |
Ano de Edição | 2021 |
Idioma | Português |
Número de Páginas | 193 |
País de Origem | Brasil |
Acabamento | Brochura |
Altura | 23 |
Largura | 16 |
Profundidade | 2 |
Peso | 290 |
Origem | Brasil |
Serie/Coleção | vazio |
Sinopse | Esta obra resulta de uma pesquisa desenvolvida durante o doutoramento em Linguística, na Unicamp/SP, em convênio com a Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) e a Capes, e reflete uma inserção investigativa de cunho linguístico-histórico-social, na área fronteiriça entre Cáceres (Brasil) e San Mathias (Bolívia), particularmente nas unidades escolares brasileiras, enquanto laboratório de língua brasileira e boliviana, para mostrar como o ensino da língua portuguesa em contato com a língua espanhola interfere no exercício da cidadania do aluno boliviano e reflete nos textos que produz. A pesquisa teve início nas regiões fronteiriças Brasil/Bolívia, com um mergulho nas profundezas das fronteiras não só físicas, como também sócio-histórico-culturais, desvendando o modo como os povos estabelecidos nas linhas fronteiriças se interligam linguística, cultural e economicamente. Na região fronteiriça entre Mato Grosso e San Matias, lócus da pesquisa, muitas etnias indígenas, comumente chamadas de povo chiquitano, vivem um paradoxo linguístico: empregar a língua portuguesa do Brasil na escola e a língua espanhola no convívio do lar (entre outras línguas, principalmente o aimará, o quéchua e o tupi-guarani), cujos traços morfossintáticos e semânticos são evidenciados na escrita dos alunos dessa região. Tratando de questões complexas, a autora, ao analisar os argumentos dos alunos bolivianos, pró e contra, em relação às condições vivenciadas na fronteira Cáceres (Brasil) e San Mathias (Bolívia), observa que esses alunos têm o país vizinho como imaginário de um lugar ideal para a realização de seus sonhos, sem descartar, no entanto, o retorno à Bolívia, país pelo qual são reconhecidos pela nacionalidade e, por que não dizer, pelos vestígios das origens, da língua-mãe, da história e da cultura, ainda presentes no dia a dia. |
Edição | 1 |
LivroDigital | vazio |
Prevenda | Vazio |
Quem viu, também comprou
-
Adicionar aos favoritos -
Adicionar aos favoritos Retóricas Disruptivas, Dissidentes e Despudoradas: a Forma Polêmica e o Ethos Travesti de Linn da Qu
Autor- Ticiano Jardim Pimenta
-
Adicionar aos favoritos Autor- Elena Godoy, Luzia Schalkoski Dias
-
Adicionar aos favoritos Autor- Franthiesco Ballerini
-
Adicionar aos favoritos -
Adicionar aos favoritos -
Adicionar aos favoritos Autor- Gagliardi Juliana
-
Adicionar aos favoritos -
Adicionar aos favoritos Autor- Roberto Motta
-
Adicionar aos favoritos -
Adicionar aos favoritos -
Adicionar aos favoritos Autor- Albert Sechehaye, Anamaria Curea, Anne-Marguerite Fryba, Estanislao Sofia, Pierre-Yves Testenoire
-
Adicionar aos favoritos Autor- Morten H. Christiansen, Nick Chater
-
Adicionar aos favoritos -
Adicionar aos favoritos Autor- Valdir do Nascimento Flores
-
Adicionar aos favoritos Autor- Caetano W. Galindo