¡Luz, Cámara, Educación!: Produção de Curta-Metragem nas Aulas de Língua Espanhola
+-
¡Luz, Cámara, Educación!: Produção de Curta-Metragem nas Aulas de Língua Espanhola
Grupo Livros
ISBN | 9786525025339 |
---|---|
Título | ¡Luz, Cámara, Educación!: Produção de Curta-Metragem nas Aulas de Língua Espanhola |
Editora | Appris |
Ano de Edição | 2022 |
Número de Páginas | 141 |
Altura | 23 |
Largura | 16 |
Profundidade | 2 |
Peso | 240 |
Serie/Coleção | vazio |
Sinopse | Este livro é fruto de uma intensa pesquisa-ação, desenvolvida durante o mestrado da autora. A pesquisa realizada buscou analisar as contribuições para o ensino da Língua Espanhola a partir da produção de curta-metragem, com enfoque nos gêneros discursivos. Assim, a presente obra apresenta as discussões e resultados de um projeto de mestrado desenvolvido no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO) campus Cacoal com alunos de uma turma de segundo ano do Curso Técnico em Informática Integrado ao Ensino Médio. O arcabouço teórico da investigação está fundamentado principalmente em Bakhtin (2016) e em alguns estudiosos de sua teoria, como Faraco (2019), Fiorin (2018), e Rojo e Barbosa (2015), discutindo a respeito dos gêneros discursivos; Thiollent (2011) e Barbier (2002), abordando a pesquisa-ação; Bardin (2002), Luna (2011), Franco (2005), Bogdan (1994) e Gil (2008) como suporte à pesquisa em diversas fases; Duarte (2002), elucidando acerca do cinema e linguagem cinematográfica; Leffa (1988), tratando a respeito da metodologia para o ensino de línguas e também das diversas fases passadas pelo espanhol, como componente curricular no Brasil. A metodologia aplicada foi da pesquisa-ação, coesa com a proposta do projeto, que era estabelecer uma intervenção em uma realidade pedagógica visando à melhoria da qualidade do ensino. Os instrumentos utilizados para a construção de dados foram: a pesquisa bibliográfica, a pesquisa documental, a observação participante, o diário de campo, a pesquisa documental, questionários e grupo focal. Os resultados encontrados nesta pesquisa demonstraram que a produção de curta-metragem com enfoque nos gêneros discursivos pode de maneira efetiva contribuir para a aprendizagem da Língua Espanhola, aprimorando as competências e habilidades básicas, porém importantes para a proficiência e comunicação do e no idioma, além agregar valores que o aluno carregará consigo na vida, enquanto ser social. A partir da pesquisa e da publicação desta obra, espera-se que docentes que atuam nas disciplinas de Língua Espanhola possam desfrutar do material aqui exposto e, sobretudo, refletir sobre sua própria prática. |
Edição | 1 |
LivroDigital | vazio |
Prevenda | Vazio |
Quem viu, também comprou
-
Adicionar aos favoritos -
Adicionar aos favoritos -
Adicionar aos favoritos -
Adicionar aos favoritos -
Adicionar aos favoritos -
Adicionar aos favoritos -
Adicionar aos favoritos -
Adicionar aos favoritos -
Adicionar aos favoritos -
Adicionar aos favoritos -
Adicionar aos favoritos -
Adicionar aos favoritos -
Adicionar aos favoritos Autor- Maria Elci Spaccaquerche, Marfiza T. Ramalho Reis
-
Adicionar aos favoritos -
Adicionar aos favoritos -
Adicionar aos favoritos