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Educação Estética e Crítica de Arte na Obra de Mário Pedrosa

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Educação Estética e Crítica de Arte na Obra de Mário Pedrosa

Grupo Livros

AutorMartha D'angelo
ISBN9788585936945
TítuloEducação Estética e Crítica de Arte na Obra de Mário Pedrosa
EditoraNau
Ano de Edição2011
Número de Páginas152
AcabamentoBrochura
Altura17,3
Largura14
Profundidade1
Peso159
Serie/Coleçãovazio
Volumevazio
SinopseEste livro resgata para o público brasileiro a trajetória e pensamento de uma das figuras mais importantes do século passado. Através da sensibilidade e acuidade da autora, podemos acompanhar passo a passo a coerente e multifacetada linha de reflexão sobre arte e cultura. Apresenta a trajetória de pensamento de uma das figuras mais seminais da história da arte no Brasil. No ano em que se completaram 30 anos de sua morte, a autora Martha D`Angelo nos contempla com a publicação de dois belos ensaios – apresentados por Italo Moriconi – em que acompanha com acuidade e concisão a linha de reflexão sobre arte e cultura que animou a vida deste intelectual excepcional. Para Mário Pedrosa, arte é revolução permanente da sensibilidade e da percepção; a questão estética é também uma questão ética e ambas se orientam por uma visão estratégica de intervenção na vida; a relação entre arte e política é crucial e as apropriações mercadológicas da arte sempre foram alvo de suas críticas. A autora nos mostra como o espírito libertário e irreverente de Pedrosa o leva a romper com parâmetros conservadores vigentes no pensamento da própria esquerda à qual pertence. As rupturas realizadas por Mário Pedrosa, acompanhando as transformações na produção artística ao longo do século XX, o levaram a cunhar termos como pós-modernismo, antes mesmo que as teorias da crítica norte-americana e européia o difundissem. Sua relação com as vanguardas modernistas (e sua importância na defesa da arte abstrata) e, posteriormente, com a pop art e a contracultura; a militância trotskista e o repúdio a todo tipo academicismo e burocratização da arte e do pensamento; suas preocupações com a educação estética e os vínculos com a Escolinha de Arte do Brasil; sua apropriação singular da Gestalt e a noção de subjetividade afirmativa da diferença: são apenas alguns dos pontos abordados ao longo do percurso. O presente livro poderá ser útil tanto àqueles que pretendem uma primeira aproximação às ideias de Mário Pedrosa, quanto aos que buscam um roteiro introdutório à história da arte moderna no século XX.
Edição1
LivroDigitalvazio
PrevendaVazio

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