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A Filosofia no Ensino Médio: Uma Análise Discursiva dos Documentos Oficiais

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A Filosofia no Ensino Médio: Uma Análise Discursiva dos Documentos Oficiais

Grupo Livros

AutorRodrigues Santini
ISBN9788547311339
TítuloA Filosofia no Ensino Médio: Uma Análise Discursiva dos Documentos Oficiais
EditoraAppris
Ano de Edição2018
IdiomaPortuguês
Número de Páginas157
País de OrigemBrasil
AcabamentoBrochura
Altura21
Largura14,8
Profundidade0,2
Peso200
OrigemBrasil
Serie/Coleçãovazio
SinopseO livro A Filosofia no ensino médio: uma análise discursiva dos documentos oficiais aborda discursivamente todo o processo de inclusão e/ou exclusão da disciplina de Filosofia no currículo oficial, tendo como eixo norteador as seguintes questões: quais as relações de poder-saber que permearam a questão do ensino de Filosofia no currículo do ensino médio? De que forma essas relações apontam para um tipo de sujeito do currículo? A disciplina de Filosofia retornou ao currículo do ensino médio, em 2008, com a Lei n. 11.684, que tornou obrigatório o seu ensino. Foram anos de luta e de esforço para essa inclusão, de uma disciplina que no passado tinha um destaque e era compreendida como primordial, dentro de uma perspectiva humanística de educação. Mas as perspectivas mudaram... correntes utilitaristas e pragmáticas atravessaram a educação brasileira, e a Filosofia começou a ser vista de outra forma. A partir da compreensão do currículo como um campo discursivo de práticas e saberes que favorece tornar o mundo inteligível, que atravessa o sujeito e o constitui, tendo a analítica discursiva de Foucault como ferramenta de problematização, o presente livro discute as relações de poder-saber que permearam a questão da Filosofia no currículo do ensino médio. Para isso, esta obra fundamenta suas reflexões nos estudos no campo do Currículo, em uma perspectiva pós-crítica e na analítica discursiva de Foucault, principalmente com seus conceitos de discurso, relações de poder-saber e sujeito. Esta obra ganha maior relevância com as recentes discussões sobre a possibilidade de seu ensino facultativo no currículo do ensino médio. Mesmo com a pequena carga horária semanal, a boa parcela de professores não graduados em Filosofia, a não aceitação de parte da comunidade escolar da presença da Filosofia no currículo, entre outras dificuldades, a Filosofia possibilita pensar de outro modo os acontecimentos da vida.
Edição1
LivroDigitalvazio
PrevendaVazio

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