Retratos de Um Desafio - Crianças e Adultos na Educação Infantil
Grupo Livros
Autor | Sonia Kramer |
---|---|
ISBN | 9788508123650 |
Título | Retratos de Um Desafio - Crianças e Adultos na Educação Infantil |
Editora | Atica |
Ano de Edição | 2009 |
Idioma | Português |
Número de Páginas | 232 |
País de Origem | Brasil |
Acabamento | Brochura |
Altura | 24 |
Largura | 17 |
Profundidade | 1,39 |
Peso | 348 |
Formato | Físico |
Origem | Brasil |
Serie/Coleção | vazio |
Volume | vazio |
Sinopse | A pesquisa que deu origem ao livro buscou conhecer práticas e interações entre crianças e adultos nas creches e nas escolas. Foi realizada pelo Grupo de Pesquisa sobre a Infância, Formação e Cultura/Infoc e baseada no projeto "Crianças e Adultos em Diferentes Contextos: a Infância, a Cultura Contemporânea e a Educação". Coordenadas pela professora Sonia Kramer, as profissionais atuaram ao longo de quatro anos na cidade do Rio de Janeiro em 21 instituições - creches, escolas de educação infantil e escolas de ensino fundamental que tinham turmas de educação infantil. A atividade incluiu observação, entrevistas individuais e coletivas com adultos e crianças, além da fotografia de espaços e equipamentos. Como suporte teórico-metodológico, recorreu-se, entre outras, a obras de Bakhtin, Vigotski e Benjamin, autores que, segundo Sonia Kramer, "veem o ser humano como produtor de cultura e enfatizam a dimensão expressiva e histórica da linguagem, contribuindo para repensar as relações da infância na cultura". Quatro grandes capítulos, divididos em subtemas, compõem o livro: o primeiro apresenta a educação infantil na cidade do Rio de Janeiro e as referências teóricas e metodológicas da pesquisa, discorrendo sobre os procedimentos usados para a realização do processo, assim como sobre as conquistas e os conflitos que o permearam. O segundo trata de aspectos da convivência nas creches, como a forma como as crianças são vistas, sua expressão, a maneira como o espaço físico e os objetos influem na educação delas e aspectos éticos no cuidado com os bebês. O terceiro apresenta interações entre crianças e alunos no trabalho pedagógico, enquanto o último aborda temas como a construção da identidade da educação infantil, o exercício das práticas de autoridade e o papel dos murais da escola. |
Edição | 1 |
LivroDigital | vazio |
Prevenda | Vazio |
Quem viu, também comprou
-
Adicionar aos favoritos -
Adicionar aos favoritos -
Adicionar aos favoritos -
Adicionar aos favoritos Autor- Angela Cristina Munhoz Maluf
-
Adicionar aos favoritos Por Uma Infância Feliz: Uma Nova Educação de Acordo com as Descobertas Recentes sobre o Cérebro Huma
Autor- Thomas D''ansembourg, Catherine Gueguen
-
Adicionar aos favoritos Autor- Márcio Alves Santiago
-
Adicionar aos favoritos Autor- Monica Fantin, Aline Alvim, José Douglas Alves
-
Adicionar aos favoritos -
Adicionar aos favoritos -
Adicionar aos favoritos Autor- Marcelo Hugo da Rocha
-
Adicionar aos favoritos Pais em Construção: Um Guia de Educação Parental e Inteligência Emocional para Pais Que Querem Sua M
Autor- Fabiana Nunes Ribas, Rejane Villas Boas Tavares Corrêa
-
Adicionar aos favoritos -
Adicionar aos favoritos -
Adicionar aos favoritos Autor- Teresa Cristina (Org.) Rego
-
Adicionar aos favoritos -
Adicionar aos favoritos