De segunda a sexta, das 08h às 18h

Sábado das 09h às 17h20

Exceto Feriados.

Siga a Vila

Buscar
Buscar

Retratos de Um Desafio - Crianças e Adultos na Educação Infantil

+-
Retratos de Um Desafio - Crianças e Adultos na Educação Infantil

Grupo Livros

AutorSonia Kramer
ISBN9788508123650
TítuloRetratos de Um Desafio - Crianças e Adultos na Educação Infantil
EditoraAtica
Ano de Edição2009
IdiomaPortuguês
Número de Páginas232
País de OrigemBrasil
AcabamentoBrochura
Altura24
Largura17
Profundidade1,39
Peso348
FormatoFísico
OrigemBrasil
Serie/Coleçãovazio
Volumevazio
SinopseA pesquisa que deu origem ao livro buscou conhecer práticas e interações entre crianças e adultos nas creches e nas escolas. Foi realizada pelo Grupo de Pesquisa sobre a Infância, Formação e Cultura/Infoc e baseada no projeto "Crianças e Adultos em Diferentes Contextos: a Infância, a Cultura Contemporânea e a Educação". Coordenadas pela professora Sonia Kramer, as profissionais atuaram ao longo de quatro anos na cidade do Rio de Janeiro em 21 instituições - creches, escolas de educação infantil e escolas de ensino fundamental que tinham turmas de educação infantil. A atividade incluiu observação, entrevistas individuais e coletivas com adultos e crianças, além da fotografia de espaços e equipamentos. Como suporte teórico-metodológico, recorreu-se, entre outras, a obras de Bakhtin, Vigotski e Benjamin, autores que, segundo Sonia Kramer, "veem o ser humano como produtor de cultura e enfatizam a dimensão expressiva e histórica da linguagem, contribuindo para repensar as relações da infância na cultura". Quatro grandes capítulos, divididos em subtemas, compõem o livro: o primeiro apresenta a educação infantil na cidade do Rio de Janeiro e as referências teóricas e metodológicas da pesquisa, discorrendo sobre os procedimentos usados para a realização do processo, assim como sobre as conquistas e os conflitos que o permearam. O segundo trata de aspectos da convivência nas creches, como a forma como as crianças são vistas, sua expressão, a maneira como o espaço físico e os objetos influem na educação delas e aspectos éticos no cuidado com os bebês. O terceiro apresenta interações entre crianças e alunos no trabalho pedagógico, enquanto o último aborda temas como a construção da identidade da educação infantil, o exercício das práticas de autoridade e o papel dos murais da escola.
Edição1
LivroDigitalvazio
PrevendaVazio

Quem viu, também comprou