Autor
- Ciranda Cultural
Autor | Medeiros Ávila |
---|---|
ISBN | 9786525039756 |
Título | Resistências Ao Espírito Científico?: a Teoria da Evolução e a Docência em Ciências |
Editora | Appris |
Ano de Edição | 2023 |
Número de Páginas | 98 |
Altura | 21 |
Largura | 14,8 |
Profundidade | 0,7 |
Peso | 100 |
Serie/Coleção | vazio |
Sinopse | A teoria evolutiva pode fornecer importantes subsídios para compreensão mais ampla da biodiversidade encontrada e estudada em tempos atuais, tendo um caráter unificador. Apesar dessa importância, muitos problemas são enfrentados no que diz respeito à relação ensino-aprendizagem sobre esse tema. Livros didáticos, parâmetros e diretrizes curriculares, despreparo do professor, cruzadas religiosas etc. são, muitas vezes, barreiras à compreensão, nos moldes científicos, da evolução biológica. Dessa forma, esta obra procura apresentar uma base teórica acerca da construção da teoria evolutiva, investigando as dificuldades e problemas no que diz respeito à relação ensino-aprendizagem referente aos conceitos, temas e metodologias no ensino da teoria evolutiva, com alunos de um curso de formação de professores em Ciências e Biologia, bem como propor, a partir daí, um material didático (blog) desenvolvido exclusivamente para enfoques mais holísticos sobre a teoria da evolução. Evidencia-se, ao final desse processo, que a teoria evolutiva, embora conhecida por muitos estudantes, ainda não é adequadamente compreendida na sua plenitude conceitual e ainda sofre certo grau de rejeição quando confrontadas com outras concepções prévias presentes nos estudantes. Para efeito de conclusão, sugere-se maior utilização de textos diversos que complementem os livros didáticos, para que seja possível a promoção da alfabetização científica em relação ao tema da evolução, só assim serão diminuídas as barreiras que limitam a compreensão da teoria da evolução, tão central e integradora para a Ciência Biológica. |
Edição | 1 |
LivroDigital | vazio |
Prevenda | Vazio |