Representações de Si, do Outro e Práticas Lúdicas: Identidades e Diferenças em Jogos
+-
Representações de Si, do Outro e Práticas Lúdicas: Identidades e Diferenças em Jogos
Grupo Livros
Autor | Faeti Vicentini |
---|---|
ISBN | 9786525011127 |
Título | Representações de Si, do Outro e Práticas Lúdicas: Identidades e Diferenças em Jogos |
Editora | Appris |
Ano de Edição | 2021 |
Idioma | Português |
Número de Páginas | 115 |
País de Origem | Brasil |
Acabamento | Brochura |
Altura | 23 |
Largura | 16 |
Profundidade | 2 |
Peso | 220 |
Origem | Brasil |
Serie/Coleção | vazio |
Sinopse | Comumente jogos e brincadeiras, quando pensados como ações pedagógicas, tendem a serem utilizados para o ensino de conteúdos formais e para o aprimoramento da cognição, focando resultados por meio de aprendizagens lógicas. Em muitos desses casos, elementos da própria estrutura dessas atividades acabam simplificados e limitados aos interesses imediatos do ensino. Como elemento da cultura, os jogos e brincadeiras permitem acessos a questões emergentes do cotidiano, que nem sempre são conscientes em nossas ações correntes, mas que em jogo se fazem presentes. Ao refletir sobre os jogos das identidades, em confronto nas situações de disputa, e ao se deparar com os desafios da promoção de processos educativos sensíveis às subjetividades, o livro Representações de si, do outro e práticas lúdicas: identidades e diferenças em jogos propõe a refletir sobre as potencialidades dos jogos e brincadeiras para o acesso aos modos como representamos a nós mesmos e ao outro. O texto com traços autobiográficos, ao ser preenchido pela experiência da autora, em processo de se (re)conhecer, desdobra-se como resposta a um desafio pessoal para fazer explícito o que a instiga nos jogos, pois “quem joga, jura”, já dizia um poeta. Desse modo, ao analisar estudantes de Pedagogia em situações de jogos e diálogo grupal, esta obra apresenta indícios de que a aproximação com as diferenças, por meio do jogar, potencializa as experiências e os reconhecimentos de si e do outro. Ainda sobre os jogos e brincadeiras, indica que esse tipo de abordagens inseridas em cursos de formação de professores(as), podem propiciar outras possibilidades para lidarmos com as questões das identidades e diferenças no ambiente escolar. |
Edição | 1 |
LivroDigital | vazio |
Prevenda | Vazio |
Quem viu, também comprou
-
Adicionar aos favoritos -
Adicionar aos favoritos -
Adicionar aos favoritos -
Adicionar aos favoritos -
Adicionar aos favoritos Autor- Monica Fantin, Aline Alvim, José Douglas Alves
-
Adicionar aos favoritos Autor- Daniel T. Willingham
-
Adicionar aos favoritos Autor- José Carlos de Oliveira, Sandra Campos, Ronice Müller de Quadros, Shirley Vilhalva, Adriana Di Donato, Alexandre Dantas Ohkawa, Cilmara Levy, Kathryn Harrison, Liliane Toscano de Brito, Marcio Hollosi, Mariana Isaac Campos, Nanci Araújo Bento, Nubia Garcia Vianna, Priscila Amorim Silva, Ricardo Nakasato, Sandra Patrícia de Faria-Nascimento
-
Adicionar aos favoritos -
Adicionar aos favoritos Autor- Marcelo Hugo da Rocha
-
Adicionar aos favoritos Autor- Marcelo Hugo da Rocha, Alessandro Sanchez, Emerson Malheiro, Fagner Sandes, Gabriel Quintanilha, Vanderlei Garcia Junior, Ana Carolina Sampaio Pascolati, Lopes Douglas Caetano Lopes Douglas Caetano
-
Adicionar aos favoritos -
Adicionar aos favoritos Pais em Construção: Um Guia de Educação Parental e Inteligência Emocional para Pais Que Querem Sua M
Autor- Fabiana Nunes Ribas, Rejane Villas Boas Tavares Corrêa
-
Adicionar aos favoritos -
Adicionar aos favoritos Autor- On Line Editora
-
Adicionar aos favoritos -
Adicionar aos favoritos Autor- Ciranda Cultural