Autor
- Luis Fernando Lopes, Alvino Moser, Everson Araújo Nauroski, Ricardo Mendonça Petracca
Autor | Ulisses F. Araújo, Valéria Arantes, Viviane Pinheiro |
---|---|
ISBN | 9786555490015 |
Título | Projetos de Vida: Fundamentos Psicológicos, Éticos e Práticas Educacionais |
Editora | Summus Editorial |
Ano de Edição | 2020 |
Idioma | Português |
Número de Páginas | 120 |
País de Origem | Brasil |
Acabamento | Brochura |
Altura | 21 |
Largura | 14 |
Profundidade | 0,5 |
Peso | 153 |
Formato | Físico |
Origem | Brasil |
Serie/Coleção | vazio |
Sinopse | A Base Nacional Comum Curricular é o documento de caráter normativo que define as aprendizagens essenciais que todos os alunos brasileiros devem desenvolver ao longo da educação básica. Entre seus eixos centrais está o incentivo à construção dos projetos de vida dos jovens. Estes pressupõem um desejo de fazer diferença no mundo, de realizar algo que contribua com a sociedade, tornando-a mais ética e justa, e de promover o desenvolvimento profissional. Mas de que forma os professores podem trabalhar com essa temática em sala de aula? Para responder a essa questão, três renomados professores e pesquisadores da Universidade de São Paulo explicitam nesta obra as origens psicológicas e epistemológicas dos projetos de vida, seus princípios norteadores e sua relação com a cidadania e a realização pessoal. Indo mais além, eles abordam as diversas modalidades de projetos vitais e dão exemplos práticos de como estes podem ser aplicados em sala de aula, sempre se baseando em dezenas de pesquisas realizadas em escolas brasileiras. Analisam, também, a formação do bom professor na construção de projetos de vida dos alunos e as metodologias mais eficazes para colocá-los em prática. Livro fundamental para gestores e educadores preocupados com uma educação universal, transformadora e de qualidade. A coleção: Coordenada por Ulisses F. Araújo, a Coleção Novas Arquiteturas Pedagógicas tem como ponto de partida atender às demandas e necessidades de uma sociedade democrática, multicultural e inclusiva, permeada pelas diferenças e pautada no conhecimento inter, multi e transdisciplinar. Para tanto, publica livros que ajudem os profissionais da educação a construir ambientes educativos inovadores, atentos a formas diferentes de organização dos tempos, espaços e relações na educação. O objetivo é auxiliá-los a incorporar novas linguagens e tecnologias na sua prática docente, bem como aplicar a ética nas relações humanas dentro e fora da escola. |
Edição | 1 |
LivroDigital | vazio |
Prevenda | Vazio |