Autor
- Luis Fernando Lopes, Alvino Moser, Everson Araújo Nauroski, Ricardo Mendonça Petracca
Autor | Hora da |
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ISBN | 9788547313906 |
Título | Política Educacional e Modernização Falaciosa no Brasil |
Editora | Appris |
Ano de Edição | 2018 |
Idioma | Português |
Número de Páginas | 215 |
País de Origem | Brasil |
Acabamento | Brochura |
Altura | 21 |
Largura | 14,8 |
Profundidade | 0,2 |
Peso | 200 |
Origem | Brasil |
Serie/Coleção | vazio |
Sinopse | Política educacional e modernização falaciosa no Brasil apresenta uma análise crítica da relação entre o discurso falacioso de modernidade e a política educacional brasileira no período de 1989 a 1994, quando a marca da modernização presente nas educacionais demonstrava que o discurso governamental operava uma inculcação ideológica, segundo a qual a capacidade de operar bem, com eficiência, é atributo exclusivo de iniciativa privada, o que justificava a conservação, a expansão e a radicalização das estruturas básicas do capitalismo, sob as vestes do modelo neoliberal. As governamentais traçadas para a educação brasileira a articularam aos objetivos econômicos, voltados a interesses desvinculados da realidade e das necessidades soci ais do País, retomando o discurso da mesma elite que há décadas governou o Brasil, intensificado pela sobrevalorização dos meios técnicos, desconsiderando o processo de educação como meta do seu povo e instrumento de construção de uma modernidade que significasse ampliação do horizonte de liberdade e justiça social. O livro representa um relevante estudo que retira as máscaras ideológicas que se encontravam encobrindo as intenções embutidas nas propostas de modernização da sociedade brasileira, discutindo e analisando a relação entre modernidade e política educacional, buscando a compreensão explicativa do discurso e das práticas falaciosas no processo modernizador. |
Edição | 1 |
LivroDigital | vazio |
Prevenda | Vazio |