De segunda a sexta, das 08h às 18h

Sábado das 09h às 17h20

Exceto Feriados.

Siga a Vila

Buscar
Buscar

O Tempo na Formação de Professores de Ciências Online no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação À  Docência - Pibid

+-
O Tempo na Formação de Professores de Ciências Online no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação À  Docência - Pibid

Grupo Livros

AutorMedeiros de
ISBN9786558202189
TítuloO Tempo na Formação de Professores de Ciências Online no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação À  Docência - Pibid
EditoraAppris
Ano de Edição2020
IdiomaPortuguês
Número de Páginas179
País de OrigemBrasil
AcabamentoBrochura
Altura23
Largura16
Profundidade0,2
Peso200
OrigemBrasil
Serie/Coleçãovazio
SinopseEste livro, intitulado O Tempo na Formação de Professores de Ciências Online no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - PIBID, apresenta um olhar para a formação de professores no contexto da Educação Online. é resultado de uma pesquisa-intervenção sobre uma Comunidade Aprendente (CA) de formação acadêmico-profissional constituída no Pibid. Para tanto, desenvolveu-se uma pesquisa qualitativa, fenomenológico-hermenêutica voltada à compreensão do tempo na constituição dos professores participantes da CA, no processo de formação na modalidade da Educação Online. A questão de pesquisa proposta foi: como que é isso que se mostra de tempo nos encontros de formação Online por webconferência do Pibid Ciências? Os sujeitos participantes dessa CA foram compostos por: 12 bolsistas Pibid licenciandos do Curso de Licenciatura em Ciências em Educação a Distância (EaD) do polo de Santa Vitória do Palmar (SVP); três professoras supervisoras da educação básica de Ciências do município de SVP; e a professora formadora da Universidade Federal do Rio Grande (Furg), coordenadora do subprojeto do Pibid Ciências EaD e autora deste livro. Para a compreensão sobre o tempo, este é descrito nos contextos da etimologia, da mitologia, da poesia, da filosofia, da irreversibilidade social e da educação popular. O aporte teórico se desenvolveu na interlocução com Henri Bergson, no tempo duração em diálogo com Paulo Freire e no tempo duração na Formação de Professores na Educação em Ciências. Os métodos de análise foram: o intuitivo e o cartográfico, por meio dos quais se descreveram 51 gravações de webencontros de formação realizados nos anos de 2014 a 2016. Os Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) de Licenciatura em Ciências EaD da Furg foram analisados para compreender o tempo duração no Pibid. Essas análises apontaram para a percepção das especificidades da educação e formação de Ciências Online entre o tempo fictício e o tempo duração pelo conceito de diferentes em si para a compreensão no campo da Educação em Ciências pela problematização do tempo.
Edição1
LivroDigitalvazio
PrevendaVazio

Quem viu, também comprou