O Projeto Político-Pedagógico: Indagações sobre a Formação Continuada e o Compromisso com a Gestão Democrática na Escola Pública Municipal de Curitiba (2013-2016)
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O Projeto Político-Pedagógico: Indagações sobre a Formação Continuada e o Compromisso com a Gestão Democrática na Escola Pública Municipal de Curitiba (2013-2016)
Grupo Livros
Autor | Andresa Cristina Pisa Costa |
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ISBN | 9788544438848 |
Título | O Projeto Político-Pedagógico: Indagações sobre a Formação Continuada e o Compromisso com a Gestão Democrática na Escola Pública Municipal de Curitiba (2013-2016) |
Editora | Crv |
Ano de Edição | 0 |
Idioma | Português |
Número de Páginas | 178 |
País de Origem | Brasil |
Acabamento | Brochura |
Altura | 21 |
Largura | 14 |
Profundidade | 1,1 |
Peso | 280 |
Formato | Físico |
Origem | Brasil |
Serie/Coleção | vazio |
Volume | vazio |
Sinopse | Na obra O Projeto Político-Pedagógico: indagações sobre a formação continuada e o compromisso com a gestão democrática na escola pública municipal de Curitiba (2013-2016), Andresa Cristina Pisa Costa desenvolve estudos sobre a formação continuada no contexto das políticas educacionais, a gestão democrática da educação e o Projeto Político-Pedagógico (PPP). Analisa a política educacional desenvolvida na Rede Municipal de Ensino de Curitiba para a reelaboração dos PPPs das escolas, e se esta favoreceu o fortalecimento da gestão democrática. O período da pesquisa refere-se ao período em que a política foi desenvolvida. Tal política articulou a reescrita do PPP a um processo de formação continuada. Fundamenta suas análises nos documentos legais até os Planos Nacional e Municipal da Educação. A abordagem da pesquisa é qualitativa e a análise fundamentada no método dialético na perspectiva do materialismo histórico. A pesquisa fundamenta-se na relação dialética entre as análises documentais, legais e epistemológicas e os dados coletados em pesquisa de campo. A análise possibilitou a autora apontar que as equipes escolares utilizam o PPP para orientar o seu trabalho, o planejamento e definir o currículo que visa a formação humana. E que o fator tempo foi o maior dificultador para o trabalho do pedagogo na construção do PPP. Aponta-se como um caminho a ser percorrido a consolidação da gestão democrática da educação, visto que a descontinuidade das políticas públicas voltadas à formação e valorização dos profissionais da educação tem fragilizado o coletivo e precarizado as condições de trabalho para a materialização do PPP no chão da escola. |
Edição | 1 |
LivroDigital | vazio |
Prevenda | Vazio |
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