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O Legado do Primeiro Laboratório de Psicologia na Formação de Professores Normalistas no Ceará

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O Legado do Primeiro Laboratório de Psicologia na Formação de Professores Normalistas no Ceará

Grupo Livros

AutorBarros Moura
ISBN9786525021164
TítuloO Legado do Primeiro Laboratório de Psicologia na Formação de Professores Normalistas no Ceará
EditoraAppris
Ano de Edição2022
IdiomaPortuguês
Número de Páginas155
País de OrigemBrasil
AcabamentoBrochura
Altura23
Largura16
Profundidade2
Peso260
OrigemBrasil
Serie/Coleçãovazio
SinopseO livro O legado do primeiro laboratório de psicologia na formação de professores normalistas no Ceará possibilita ao leitor compreender o contexto histórico, social, político, cultural e econômico no processo de formação de professores normalistas no início do século XX, no Ceará, sob um novo olhar. A obra revela o discurso crescente no Brasil de intelectuais, educadores e políticos de espírito nacionalista que professavam “Tudo pela Pátria”; “Tudo pela República”; “Tudo pela humanidade”, oportunidade em que eles igualmente denunciavam a necessidade de o país se livrar do fardo do analfabetismo e clamavam por reformas urgentes na educação para o Brasil entrar na rota da modernidade. Em um texto acessível, discute os efeitos desses discursos, proferidos inicialmente em São Paulo, que motivaram o governador Washington Luís a nomear um dos principais críticos das mazelas do analfabetismo da época, o Prof. Sampaio Doria, resultando nas primeiras reformas educacionais baseadas nos pressupostos da Escola Nova, difundidas pelo americano John Dewey. Com o espírito de cultivo à educação cívica e de renovação social e cultural do Brasil no século XX, esta obra se propõe a reacender o debate após a chegada do jovem professor paulista Manoel Bergstrõm Lourenço Filho, integrante da Liga de Defesa Nacional de São Paulo, no Ceará, em 1922, para lecionar a cadeira de Psicologia e Pedagogia e Didática, na Escola Normal Pedro II e logo nomeado como diretor geral da Instrução Pública para liderar as reformas em todo o estado. O conteúdo desta obra destaca, de forma inédita, a criação do primeiro Laboratório de Psychologia Experimental e Pedagogia, instalado no novo prédio da Escola Normal do Ceará, face às novas reformulações implementadas pelo Prof. Lourenço Filho para aplicação de testes psicológicos a fim de aferir e mensurar o desenvolvimento cognitivo, a habilidade, a inteligência e o comportamento do aluno. Por seu conteúdo, este livro possui uma excelente fonte documental e estudos bibliográficos instigantes para todos que se interessam pelo processo de formação de professores. Enfim, trata-se de uma obra marcante para a história da educação brasileira, escrita numa linguagem clara e objetiva.
Edição1
LivroDigitalvazio
PrevendaVazio

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