O Jogo na Perspectiva Histórico-Cultural: Uma Proposição a Partir do Ensino Desenvolvimental
+-
O Jogo na Perspectiva Histórico-Cultural: Uma Proposição a Partir do Ensino Desenvolvimental
Grupo Livros
Autor | Ortigara Vidalcir |
---|---|
ISBN | 9786525033617 |
Título | O Jogo na Perspectiva Histórico-Cultural: Uma Proposição a Partir do Ensino Desenvolvimental |
Editora | Appris |
Ano de Edição | 2022 |
Idioma | Português |
Número de Páginas | 141 |
País de Origem | Brasil |
Acabamento | Brochura |
Altura | 23 |
Largura | 16 |
Profundidade | 2 |
Peso | 240 |
Origem | Brasil |
Serie/Coleção | vazio |
Sinopse | Esta obra é resultado de pesquisa cujo tema é O jogo na perspectiva Histórico-Cultural: uma proposição a partir do Ensino Desenvolvimental. Objetivamos analisar as possibilidades de organização do processo de ensino na proposição davidoviana com vistas à apropriação pelos estudantes do conceito teórico de jogo. Realizamos um experimento formativo com tarefas e ações de ensino no intuito de que os estudantes do primeiro e segundo anos do ensino fundamental assimilassem os elementos constituintes do jogo e de seu conceito teórico. A organização do experimento solicitou estudo teórico dos pressupostos pedagógicos da teoria Histórico-Cultural e, em particular, do Ensino Desenvolvimental. Ademais, debruçamo-nos sobre os conceitos teóricos pertinentes ao jogo que orientaram a organização de ensino do experimento formativo. Nesse sentido, entre as obras estudadas, destacamos Nascimento (2014), Mahlo ([19--?]), Garganta (1998) e Coletivo de Autores (1992). Posteriormente, elaboramos a proposta de ensino em forma de organização de tarefas de estudo. A centralidade deste trabalho reside no experimento formativo. De modo geral, julgamos ter avançado no processo de compreensão do modo de organização de ensino davidoviano para o ensino da Educação Física. Além disso, podemos evidenciar alguns avanços a partir do experimento: emergência dos elementos constituintes da relação geral do conceito de jogo; manifestação de atuação consciente das crianças em relação aos elementos estratégicos e táticos; constituição pelos estudantes de abstrações com potencial teórico; agir racional dos alunos em relação às ações futuras no âmbito do jogo, o que expressa a formação de hábitos e capacidades de atuação coletiva. |
Edição | 1 |
LivroDigital | vazio |
Prevenda | Vazio |
Quem viu, também comprou
-
Adicionar aos favoritos -
Adicionar aos favoritos Crie Palestras Inesquecíveis: Como Construir Um Storytelling Capaz de Conquistar e Transformar Audiê
Autor- Joni Galvão, Dennis Penna
-
Adicionar aos favoritos -
Adicionar aos favoritos -
Adicionar aos favoritos -
Adicionar aos favoritos -
Adicionar aos favoritos -
Adicionar aos favoritos -
Adicionar aos favoritos -
Adicionar aos favoritos Autor- Márcio Alves Santiago
-
Adicionar aos favoritos -
Adicionar aos favoritos -
Adicionar aos favoritos -
Adicionar aos favoritos -
Adicionar aos favoritos -
Adicionar aos favoritos