Autor
- Larissa Santos
Autor | Carréra Carvalho |
---|---|
ISBN | 9786525026114 |
Título | O Estudo dos Números e Operações Matemáticas sob Uma Perspectiva Antropológica |
Editora | Appris |
Ano de Edição | 2022 |
Número de Páginas | 97 |
Altura | 21 |
Largura | 14,8 |
Profundidade | 2 |
Peso | 150 |
Serie/Coleção | vazio |
Sinopse | O processo de construção dos números é social, cultural e marcado historicamente por negociações de significados, tensionamentos políticos e contingências de ordens ecológica e econômica que possibilitaram a sua edificação. Nesse sentido, a construção dos números é antropológica, dependente de questões próprias colocadas por determinadas instituições para representar determinados fenômenos ou problemas específicos que lhes convêm resolver. A pretensão de defender essa tese motivou-nos à construção coletiva de uma Organização Matemática para os números, pautada na justificação epistemológica de tarefas e situações que situam a razão de ser dos números e de seu ensino no ambiente escolar sob uma perspectiva antropológica. Assumir essa perspectiva para a construção dos números, contudo, não é trivial, pois coloca-nos diante de um universo de informações muitas vezes desencontradas e/ou lacunares, suscitando a exploração de um campo complexo, arenoso, e sujeito a tensionamentos provocados por possíveis críticas de defensores da perspectiva cognitivista psicológica, hoje amplamente defendida. Reunimos neste livro os resultados de nossas pesquisas e ações formativas que nos possibilitaram categorizações e análises que deram forma a uma proposta de abordagem antropológica dos números para a formação de professores dos seis primeiros anos do ensino fundamental e a elaboração de uma proposta curricular diferenciada sobre os números e suas operações básicas. |
Edição | 1 |
LivroDigital | vazio |
Prevenda | Vazio |