De segunda a sexta, das 08h às 18h

Sábado das 09h às 17h20

Exceto Feriados.

Siga a Vila

Buscar
Buscar

O Estudo dos Números e Operações Matemáticas sob Uma Perspectiva Antropológica

+-
O Estudo dos Números e Operações Matemáticas sob Uma Perspectiva Antropológica

Grupo Livros

AutorCarréra Carvalho
ISBN9786525026114
TítuloO Estudo dos Números e Operações Matemáticas sob Uma Perspectiva Antropológica
EditoraAppris
Ano de Edição2022
Número de Páginas97
Altura21
Largura14,8
Profundidade2
Peso150
Serie/Coleçãovazio
SinopseO processo de construção dos números é social, cultural e marcado historicamente por negociações de significados, tensionamentos políticos e contingências de ordens ecológica e econômica que possibilitaram a sua edificação. Nesse sentido, a construção dos números é antropológica, dependente de questões próprias colocadas por determinadas instituições para representar determinados fenômenos ou problemas específicos que lhes convêm resolver. A pretensão de defender essa tese motivou-nos à construção coletiva de uma Organização Matemática para os números, pautada na justificação epistemológica de tarefas e situações que situam a razão de ser dos números e de seu ensino no ambiente escolar sob uma perspectiva antropológica. Assumir essa perspectiva para a construção dos números, contudo, não é trivial, pois coloca-nos diante de um universo de informações muitas vezes desencontradas e/ou lacunares, suscitando a exploração de um campo complexo, arenoso, e sujeito a tensionamentos provocados por possíveis críticas de defensores da perspectiva cognitivista psicológica, hoje amplamente defendida. Reunimos neste livro os resultados de nossas pesquisas e ações formativas que nos possibilitaram categorizações e análises que deram forma a uma proposta de abordagem antropológica dos números para a formação de professores dos seis primeiros anos do ensino fundamental e a elaboração de uma proposta curricular diferenciada sobre os números e suas operações básicas.
Edição1
LivroDigitalvazio
PrevendaVazio

Quem viu, também comprou