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Improvisação Livre: Política da Música e Experimentação Musical

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Improvisação Livre: Política da Música e Experimentação Musical

Grupo Livros

AutorAragon Almir
ISBN9788547337049
TítuloImprovisação Livre: Política da Música e Experimentação Musical
EditoraAppris
Ano de Edição2019
IdiomaPortuguês
Número de Páginas193
País de OrigemBrasil
AcabamentoBrochura
Altura23
Largura16
Profundidade0,2
Peso200
OrigemBrasil
Serie/Coleçãovazio
SinopseEm Improvisação Livre: política da música e experimentação musical, proponho um debate acerca das relações entre a música e a política na chamada improvisação livre, partindo da materialidade sonora e das lógicas que recortam e compõem o continuum sonoro. Os primeiros três capítulos do livro introduzem esse problema e fornecem uma base teórica para a discussão propondo pensar a relação entre a música e a política a partir do conceito de política da música, ou seja, a ruptura da distinção abstrata entre som e ruído e a suspensão dos seus efeitos concretos. Nos capítulos seguintes, a discussão foca-se na improvisação livre, em suas lógicas e no modo como atualiza a política da música e aponta para uma ruptura não somente do espaço sonoro, mas também da distribuição das capacidades humanas. Propus-me a discutir a política da música da improvisação a partir de três casos bastante heterogêneos. Em primeiro lugar, a partir da linguagem musical de Derek Bailey e de seu conceito de improvisação não idiomática, proponho pensar a possibilidade de criar e ocupar uma exterioridade dos gêneros musicais. Em segundo lugar, a partir do game piece Cobra (1984), de John Zorn, proponho pensar a possibilidade de se criar uma capacidade coletiva de ação e enunciação a partir de uma multiplicidade irredutível de linguagens musicais. Por fim, a partir dos experimentos do grupo Musica Elettronica Viva, proponho pensar o modo como a improvisação afirma e demonstra que a criação musical é uma capacidade comum, ou seja, que todos os seres humanos são seres musicais.
Edição1
LivroDigitalvazio
PrevendaVazio

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