Fundamentos Psicopedagógicos para Uma Educação Integrada À Satisfação em Conhecer
+-
Fundamentos Psicopedagógicos para Uma Educação Integrada À Satisfação em Conhecer
Grupo Livros
Autor | Farias Ornellas |
---|---|
ISBN | 9786558200482 |
Título | Fundamentos Psicopedagógicos para Uma Educação Integrada À Satisfação em Conhecer |
Editora | Appris |
Ano de Edição | 2022 |
Idioma | Português |
Número de Páginas | 273 |
País de Origem | Brasil |
Acabamento | Brochura |
Altura | 23 |
Largura | 16 |
Profundidade | 2 |
Peso | 370 |
Origem | Brasil |
Serie/Coleção | vazio |
Sinopse | Esta obra desenvolve reflexões de natureza psicopedagógica associadas a uma visão humanista que ocorre em uma breve passagem pelos principais fundamentos constantes nas teorias de psicologia educacional (do comportamentalismo ao cognitivismo e humanismo). A intenção do autor é propiciar ao leitor uma visão geral das psicologias relacionadas para iniciantes na área de pesquisa em educação. Por isso a obra disserta sobre a psicologia freudiana, que trabalha o princípio de satisfação associado ao de realidade, que contribui para a formação da personalidade, com objetivo de trabalhar para uma formação que promova a satisfação em aprender, o que o autor considera ser um importante componente a se integrar à formação escolar. Discute-se também a Psicologia Educacional no comportamentalismo clássico, efetuando uma transição e chegando às psicologias cognitivistas, para finalizar com a Psicologia Humanista de Maturana. Nas Conclusões e Considerações Finais é feita uma breve recapitulação, com foco na função do organismo associado à satisfação em conhecer para atender a necessidades de realizações em assuntos que façam sentido para quem quer aprender. E, finalmente, salienta-se o significado de se trabalhar com uma fusão de ideias que se complementam, entre diferentes teorias psicológicas que ofereçam subsídios para formar uma educação integral. Nesse sentido, o livro procura questionar a formação escolar que não explora o lado afetivo e que precisa ensinar a desenvolver autonomia no sujeito que aprende. Na organização do ensino é preciso levar em conta o que faz sentido para o aluno aprender. E diante de necessidades de realizações pessoais e no coletivo social, que favoreçam a satisfação em conhecer, o autor procura efetuar uma conjunção entre concepções teóricas presentes nas teorias psicológicas numa busca de ampliar os subsídios teóricos com um sentido humanista ao ato de educar. |
Edição | 1 |
LivroDigital | vazio |
Prevenda | Vazio |
Quem viu, também comprou
-
Adicionar aos favoritos -
Adicionar aos favoritos -
Adicionar aos favoritos -
Adicionar aos favoritos -
Adicionar aos favoritos Autor- Gabriel Navarro
-
Adicionar aos favoritos -
Adicionar aos favoritos Autor- Márcio Alves Santiago
-
Adicionar aos favoritos -
Adicionar aos favoritos -
Adicionar aos favoritos Autor- Sílvia Ester Orrú
-
Adicionar aos favoritos -
Adicionar aos favoritos Autor- Daniel T. Willingham
-
Adicionar aos favoritos -
Adicionar aos favoritos Autor- Marcelo Hugo da Rocha, Alessandro Sanchez, Emerson Malheiro, Fagner Sandes, Gabriel Quintanilha, Vanderlei Garcia Junior, Ana Carolina Sampaio Pascolati, Lopes Douglas Caetano Lopes Douglas Caetano
-
Adicionar aos favoritos -
Adicionar aos favoritos