Autor
- Deiviti Lopes Caetano
Autor | João Felipe Rodrigues Lanza |
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ISBN | 9786556250069 |
Título | Ferrovias, Mercados e Políticas Públicas: as Shortlines Como Solução para o Transporte Ferroviário no Brasil |
Editora | Labrador |
Ano de Edição | 2020 |
Idioma | Português |
Número de Páginas | 160 |
País de Origem | Brasil |
Acabamento | Brochura |
Altura | 23 |
Largura | 16 |
Profundidade | 9 |
Peso | 245 |
Formato | Papel |
Origem | Brasil |
Serie/Coleção | vazio |
Sinopse | Em meio à forte crise enfrentada pelas ferrovias na segunda metade do Século XX, uma das medidas adotadas pelos governos dos Estados Unidos e Canadá foi incentivar o desenvolvimento das ferrovias de pequeno porte (shortlines) para permitir a entrada de pequenos e médios empresários no setor ferroviário. Decorridos quarenta anos, as shortlines trouxeram novos investimentos ao mercado, revitalizaram diversos ramais e representam hoje cerca de 25% do transporte de cargas nesses países. No Brasil, existem pelo menos 15 mil quilômetros de faixas ferroviárias em regiões economicamente consistentes com potencial para operação das shortlines. Contudo, a falta de investimento para a construção de novas ferrovias e o aproveitamento dos ramais que não interessam às principais transportadoras afasta a carga geral da ferrovia, tornando muitos produtores e consumidores reféns do transporte rodoviário. Visando enriquecer a pertinente discussão da retomada do transporte ferroviário no Brasil, este livro apresenta um profundo estudo histórico e econômico do desenvolvimento das ferrovias no Brasil e na América do Norte, desde o surgimento das primeiras linhas férreas até as desregulamentações do final do século XX. |
Edição | 1 |
LivroDigital | vazio |
Prevenda | Vazio |