De segunda a sexta, das 08h às 18h

Sábado das 09h às 17h20

Exceto Feriados.

Siga a Vila

Buscar
Buscar

Ensino do Corpo: Identidade, Gênero e Cenas de Cinema em Aulas de Educação Física

+-
Ensino do Corpo: Identidade, Gênero e Cenas de Cinema em Aulas de Educação Física

Grupo Livros

AutorFrancisco Romão Ferreira, Eliane Portes Vargas, Shirley Donizete Prado, Jeimis Nogueira de Castro
ISBN9786558686958
TítuloEnsino do Corpo: Identidade, Gênero e Cenas de Cinema em Aulas de Educação Física
EditoraCrv
Ano de Edição2021
IdiomaPortuguês
Número de Páginas126
País de OrigemBrasil
AcabamentoBrochura
Altura23
Largura16
Profundidade1,9
Peso320
OrigemBrasil
Serie/Coleçãovazio
SinopseNesta obra, apresentamos um conjunto de textos inéditos e já publicados relacionados à problematização das relações entre Corpo, Identidade, Gênero e Cinema em contextos de Comensalidade motivada por uma perspectiva crítica acerca do Ensino de Educação Física. Neles, destaca-se o aspecto pedagógico de um tipo de aprendizado mediado pelas imagens em movimento do cinema em cenas de comensalidade nas quais o corpo figura como elemento central. Partimos do pressuposto de que nossos corpos podem ser lidos e interpretados como um texto, sendo que o cinema desponta como um recurso que permite debater diversos aspectos desta realidade social que se mostra, por vezes, como um tema de difícil abordagem. Assim como a(s) comensalidade(s), cujo conceito permite afirmar que esta não se reduz ao ato de comer como experiência universal, a descrição dos corpos considera seus aspectos culturais e simbólicos produzidos em contextos específicos. Em vista disso, descrevemos cenas-acontecimentos e personagens-acontecimentos de filmes para, ao refletir sobre a temática corpo, identidade e gênero, contribuir para as abordagens voltadas ao ensino de Educação Física, mas não só. O ensino de Ciências e demais áreas do conhecimento também podem ser beneficiados. Esperamos que o público leitor, sejam docentes, discentes, pesquisadores(as) e demais curiosos(as) e/ou interessados(as) possam entregar-se à leitura (e assistir ao filme) como uma experiência ética e estética que favoreça a problematização dos debates emergentes na cena contemporânea relacionados ao tema.
Edição1
LivroDigitalvazio
PrevendaVazio

Quem viu, também comprou