De segunda a sexta, das 08h às 18h

Sábado das 09h às 17h20

Exceto Feriados.

Siga a Vila

Buscar
Buscar

Ensinar História Afro-Brasileira e Indígena no Século Xxi: a Diversidade em Debate

+-
Ensinar História Afro-Brasileira e Indígena no Século Xxi: a Diversidade em Debate

Grupo Livros

AutorCerezer Mariotto
ISBN9788547324490
TítuloEnsinar História Afro-Brasileira e Indígena no Século Xxi: a Diversidade em Debate
EditoraAppris
Ano de Edição2019
IdiomaPortuguês
Número de Páginas359
País de OrigemBrasil
AcabamentoBrochura
Altura23
Largura16
Profundidade2
Peso200
OrigemBrasil
Serie/Coleçãovazio
SinopseEste livro aborda a formação de professores e o ensino de história africana, afro-brasileira e indígena, tendo como referência a implementação das Leis n.º 10.639/03 e n.° 11.645/08 e as respectivas Diretrizes Curriculares. Analisa os impactos das leis na formação inicial de professores de História e no ensino dessas temáticas em escolas públicas e privadas de educação básica. O referencial teórico-metodológico inspira-se no multiculturalismo crítico e na abordagem qualitativa, combinando a análise de fontes orais e documentais (leis, diretrizes, currículos e outros), e na produção bibliográfica sobre o tema. Os sujeitos da pesquisa foram professores de História em fase inicial da carreira docente e professores formadores de cursos de História. O livro preocupa-se em apresentar debates a partir de alguns questionamentos basilares: quais foram os impactos das leis de ações afirmativas nos currículos e na prática docente nos cursos de licenciatura em História? Quais saberes, experiências e concepções foram apreendidos e produzidos pelos professores iniciantes? O que os professores iniciantes sabem e o que pensam sobre a educação das relações étnico-raciais? Como lidam com a questão étnico-racial em sala de aula na educação básica? Quais as principais dificuldades encontradas e quais são os caminhos percorridos para o enfrentamento dessas problemáticas? Este livro pretende, assim, contribuir para o debate sobre a formação de professores de História e as relações com os saberes e as práticas pedagógicas no ensino da história e da cultura africana, afro-brasileira e indígena no atual contexto educacional brasileiro.
Edição1
LivroDigitalvazio
PrevendaVazio

Quem viu, também comprou