Ensinando Literatura: a Sala de Aula Como Acontecimento
De: R$ 0,00Por: R$ 47,00ou X de
Preço a vista: R$ 47,00
+-
Ensinando Literatura: a Sala de Aula Como Acontecimento
Grupo Livros
Autor | Cechinel André |
---|---|
ISBN | 9788579342615 |
Título | Ensinando Literatura: a Sala de Aula Como Acontecimento |
Editora | Parábola |
Ano de Edição | 2022 |
Número de Páginas | 144 |
Altura | 23 |
Largura | 16 |
Profundidade | 1,1 |
Peso | 220 |
Serie/Coleção | vazio |
Sinopse | O ensino de literatura passa hoje por uma grave crise. Paralelamente à crescente perda de espaço curricular na educação básica, as obras literárias têm sido deixadas em se-gundo plano ou simplesmente abandonadas em sala de aula. A dinâmica dos cursinhos e vestibulares adentra a escola, projeta uma imagem distorcida da literatura e burocra-tiza o contato com os objetos. Já os estilos de época se antecipam à leitura, controlam o campo conceitual das obras e acabam por prescindir dos próprios materiais que bus-cam descrever. O cenário não é necessariamente mais auspicioso na universidade. Não bastasse a constante substituição das disciplinas específicas de literatura por conteú-dos gerais da área de educação — que pouco ou nada têm a dizer sobre os estudos literários —, os cursos de Letras mostram-se cada vez mais interessados em teoriza-ções que devem ser mecanicamente aplicadas às obras. Tudo isso afasta o aluno da li-teratura. Ensinando literatura: a sala de aula como acontecimento oferece uma alternativa a esse estado de coisas. Ao valorizar a experiência da leitura e o caráter processual da inter-pretação, o livro insiste na literatura como materialidade enfática que solicita um mo-vimento particular e produtivo para a elaboração de hipóteses de leitura. Por incrível que pareça, a sala de aula é um ambiente bastante propício para a construção da ime-diaticidade como procedimento de leitura, o que supõe uma relação com o caráter sin-gular dos objetos. Não é gratuito, portanto, o gerúndio do título do volume. Além de enfatizar o objeto, Ensinando literatura não apenas concebe a sala de aula como acon-tecimento, mas convida o leitor a converter em acontecimento a sua própria leitura. |
Edição | 1 |
LivroDigital | vazio |
Prevenda | Vazio |
Quem viu, também comprou
-
Adicionar aos favoritos -
Adicionar aos favoritos -
Adicionar aos favoritos -
Adicionar aos favoritos -
Adicionar aos favoritos -
Adicionar aos favoritos Autor- Iracema Santos do Nascimento
-
Adicionar aos favoritos Autor- Monica Fantin, Aline Alvim, José Douglas Alves
-
Adicionar aos favoritos Autor- Daniel T. Willingham
-
Adicionar aos favoritos Autor- José Carlos de Oliveira, Sandra Campos, Ronice Müller de Quadros, Shirley Vilhalva, Adriana Di Donato, Alexandre Dantas Ohkawa, Cilmara Levy, Kathryn Harrison, Liliane Toscano de Brito, Marcio Hollosi, Mariana Isaac Campos, Nanci Araújo Bento, Nubia Garcia Vianna, Priscila Amorim Silva, Ricardo Nakasato, Sandra Patrícia de Faria-Nascimento
-
Adicionar aos favoritos Autor- Marcelo Hugo da Rocha
-
Adicionar aos favoritos Autor- Marcelo Hugo da Rocha, Alessandro Sanchez, Emerson Malheiro, Fagner Sandes, Gabriel Quintanilha, Vanderlei Garcia Junior, Ana Carolina Sampaio Pascolati, Lopes Douglas Caetano Lopes Douglas Caetano
-
Adicionar aos favoritos Pais em Construção: Um Guia de Educação Parental e Inteligência Emocional para Pais Que Querem Sua M
Autor- Fabiana Nunes Ribas, Rejane Villas Boas Tavares Corrêa
-
Adicionar aos favoritos -
Adicionar aos favoritos -
Adicionar aos favoritos -
Adicionar aos favoritos Autor- Carlos Roberto Cury, Zara Figueiredo Tripodi