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Empreendedorismo na Educação: a Trajetória de Um Projeto Neoliberal

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Empreendedorismo na Educação: a Trajetória de Um Projeto Neoliberal

Grupo Livros

AutorDuque Felipe
ISBN9786581060589
TítuloEmpreendedorismo na Educação: a Trajetória de Um Projeto Neoliberal
EditoraEditora Telha
Ano de Edição2022
Número de Páginas308
Altura23
Largura16
Profundidade1,8
Peso454
Serie/Coleçãovazio
SinopseEducação para o empreendedorismo é a noção da moda para os defensores de uma escola comprometida com o alicerce liberal da competição e disputa. A proposta da obra é resgatar desde a fundação do termo empreendedorismo no campo da economia no século XVIII até as transformações recentes e como o mesmo é explorado no campo educacional, seja através de políticas macro e micro, com o cuidado de mapear quem são seus ideólogos e representações. A investigação através do periódico “O Globo” é fundamental para contribuir nessa empreitada de evidenciar tais relações. As transformações do capitalismo têm culminado em ampliação de seus tentáculos nas políticas públicas, em destaque, a educação. Desenvolvido pela intelectualidade clássica neoliberal, o empreendedorismo na educação é um exemplo sintomático de naturalização do terreno escolar à ideia de formação para a competição no mutável contexto neoliberal de ressecamento de direitos trabalhistas e o abandono da ideia de “trabalhador”. A obra faz um resgate do surgimento da noção de empreendedorismo a partir do século XVIII e suas mudanças que viriam resultar na proposição de autores como Von Mises e sua perspectiva de incorporação aos currículos escolares em suas diretrizes. Analisa-se o desenvolvimento do modelo neoliberal e os pareceres de organismos macro para as políticas públicas locais, até a discussão regional no Brasil, com destaque referenciado na abordagem do periódico “O Globo”, fonte rica de localização dos aparelhos responsáveis por difundir e reproduzir o empreendedorismo na educação. Em suma, a obra, adaptada da tese de doutorado do autor, promove uma discussão crítica de uma proposição de educação vinculada a lógica liberal distanciada da escola com viés social e de compreensão das contradições do mundo do trabalho. A atual proposição neoliberal é naturalizar a “sobrevivência” na barbárie capitalista travestida do romantismo permanente da meritocracia.
Edição1
LivroDigitalvazio
PrevendaVazio

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