Dez Lições de Psicologia e Pedagogia - Uma Contestação das Ideias de Piaget
+-
Dez Lições de Psicologia e Pedagogia - Uma Contestação das Ideias de Piaget
Grupo Livros
Autor | Olivier Houdé |
---|---|
ISBN | 9788508125715 |
Título | Dez Lições de Psicologia e Pedagogia - Uma Contestação das Ideias de Piaget |
Editora | Atica |
Ano de Edição | 2009 |
Idioma | Português |
Número de Páginas | 119 |
País de Origem | Brasil |
Acabamento | Brochura |
Altura | 20,7 |
Largura | 13,5 |
Profundidade | 0,71 |
Peso | 178 |
Formato | Físico |
Origem | Brasil |
Serie/Coleção | vazio |
Volume | vazio |
Sinopse | O livro é uma contestação das ideias consagradas do epistemólogo e psicólogo suíço. Tal contestação baseia-se em pesquisas recentes acerca do desenvolvimento infantil, muitas delas realizadas com o uso de tecnologias modernas - como o registro de imagens do cérebro em funcionamento -, às quais Piaget não podia ter acesso em sua época. Esses experimentos mostram que as crianças são muito mais capazes do que supunha Piaget e que o desenvolvimento segue percursos distintos daqueles por ele propostos. A concepção de Piaget, linear e cumulativa, afirma que aprendemos por estágios - da inteligência sensório-motora do bebê à inteligência conceitual e abs¬trata da criança e do adolescente. Porém, segundo Olivier Houdé, doutor em Filosofia pela Universidade Paris Descartes, já existem no bebê capacidades cognitivas bastante complexas (conhecimentos físicos, matemáticos e lógicos) que vão além do funcionamento sensório-motor. E, além disso, a sequência do desenvolvimento da inteligência no ser humano é marcada por defasagens inesperadas e aparentes regres¬sões cognitivas, ao contrário do que pensava Piaget. Ou seja, a evolução da Inteligência não é linear, e sim completamente irregular. O intenso trabalho de pesquisa realizado pelo autor levou-o a apresentar também novas teorias sobre o desenvolvimento cognitivo humano. Houdé aborda neste livro a formação da identidade humana durante o desenvolvimento recorrendo à imitação, à consciência de si e a "teoria da mente", que a criança elabora com base nos próprios pensamentos, crenças, desejos, e nos dos outros. |
Edição | 1 |
LivroDigital | vazio |
Prevenda | Vazio |
Quem viu, também comprou
-
Adicionar aos favoritos -
Adicionar aos favoritos -
Adicionar aos favoritos Autor- Luis Fernando Lopes, Alvino Moser, Everson Araújo Nauroski, Ricardo Mendonça Petracca
-
Adicionar aos favoritos -
Adicionar aos favoritos -
Adicionar aos favoritos -
Adicionar aos favoritos Por Uma Infância Feliz: Uma Nova Educação de Acordo com as Descobertas Recentes sobre o Cérebro Huma
Autor- Thomas D''ansembourg, Catherine Gueguen
-
Adicionar aos favoritos -
Adicionar aos favoritos Autor- Iracema Santos do Nascimento
-
Adicionar aos favoritos Tod - Transtorno de Oposição Desafiante - o Que Fazer e o Que Evitar: Guia Rápido para Professores D
Autor- Pietro Muratori, Marina Papini
-
Adicionar aos favoritos -
Adicionar aos favoritos Pais em Construção: Um Guia de Educação Parental e Inteligência Emocional para Pais Que Querem Sua M
Autor- Fabiana Nunes Ribas, Rejane Villas Boas Tavares Corrêa
-
Adicionar aos favoritos -
Adicionar aos favoritos -
Adicionar aos favoritos -
Adicionar aos favoritos