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Deficiência Visual no Contexto da Educação Inclusiva: para Além das Limitações... as Potencialidades

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Deficiência Visual no Contexto da Educação Inclusiva: para Além das Limitações... as Potencialidades

Grupo Livros

AutorOliveira de
ISBN9786525040899
TítuloDeficiência Visual no Contexto da Educação Inclusiva: para Além das Limitações... as Potencialidades
EditoraAppris
Ano de Edição2023
Número de Páginas121
Altura23
Largura16
Profundidade0,8
Peso221
Serie/Coleçãovazio
SinopseEsta obra pretende despertar o reconhecimento da importância do avanço da Educação Inclusiva, especialmente em relação aos deficientes visuais, por parte dos professores, orientadores, direção, autoridades e de toda a comunidade escolar. A Educação Inclusiva que vem sendo experimentada pelo corpo docente e pelos alunos do ensino fundamental requer reflexões que avaliem seu percurso, desde sua implementação até o momento atual. Na tentativa de provocar essas reflexões nos professores, surgiu a proposta de iniciar uma pesquisa que investigasse as questões do ensino regular inclusivo do segundo segmento do ensino fundamental e do Atendimento Educacional Especializado, examinando a atuação do professor com seu aluno com deficiência visual. Nosso objetivo é provocar transformações no processo inclusivo, de modo que os alunos com deficiência visual tenham seu aprendizado em igualdade de condições com seus colegas de turma que não apresentam nenhuma deficiência. Este livro examina aspectos educacionais, buscando compreender a essência do processo de ensino-aprendizagem de alunos com deficiência visual dos anos finais do ensino fundamental que frequentam o ensino regular em escolas situadas em área considerada periférica. Nesse sentido, torna-se indispensável identificar as dificuldades e inquietações que geralmente costumam ocorrer por parte do corpo docente, em referência ao acompanhamento e aproveitamento de seus alunos com deficiência visual. Portanto procuramos explanar a fala dos professores para analisarmos as dificuldades encontradas. O período observatório inicia-se a partir de 2009, um ano após a proposta de mudanças na educação especial para a perspectiva da Educação Inclusiva. Decorridos 10 anos da tentativa de efetivação dessa política, evidenciamos a necessidade de uma avaliação inicial dos avanços e desafios experimentados nesse primeiro decênio, especificamente, tendo como referência o ensino regular de educandos com deficiência visual. Os resultados obtidos demonstraram o reconhecimento da maioria dos professores entrevistados em relação à necessidade de aprimorar seus saberes referentes ao ensino de pessoas com deficiência. Ao final, concluímos que os professores demonstram interesse em participar de formação continuada, em se articular com os profissionais de apoio e com os professores do Atendimento Educacional Especializado, visando atingir a participação efetiva dos alunos com deficiência nas atividades da sala de aula.
Edição1
LivroDigitalvazio
PrevendaVazio

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