Arte Contemporânea e Docência com Crianças: Inventários Educativos
Grupo Livros
Autor | Susana Rangel Vieira da Cunha, Rodrigo Saballa Carvalho |
---|---|
ISBN | 9786557780312 |
Título | Arte Contemporânea e Docência com Crianças: Inventários Educativos |
Editora | Zouk |
Ano de Edição | 2021 |
Idioma | Português |
Número de Páginas | 198 |
País de Origem | Brasil |
Acabamento | Brochura |
Altura | 16 |
Largura | 23 |
Profundidade | 2 |
Peso | 330 |
Origem | Brasil |
Serie/Coleção | vazio |
Sinopse | Se há algo que se pode dizer de Arte contemporânea e docência com crianças: inventários educativos é que este livro nos entrega aquilo que promete: reúne textos que emergem da experiência da docência com crianças em sua aproximação com o universo da arte e (e em) suas potencialidades. Nisso, o que merece destaque é a riqueza dessas experiências, vivas e pulsantes em escolas públicas, privadas, em escolas de arte; vivas e pulsantes também no contato com aqueles e com aquelas que trabalham com crianças e que, assim, buscam formações diversas – em universidades, em cursos de extensão, de aperfeiçoamento... Em seu conjunto, os textos investem na abordagem da arte contemporânea, naquilo que decisivamente a constitui como matéria de pensamento e, de modo particular, como algo a ver com a educação em suas práticas: com a exploração/descoberta de materiais (múltiplos, diversos, cotidianos, ordinários); com aquilo que se faz e que se expõe no museu, mas também e especialmente na rua, no beco, nos muros que dão contornos aos relevos das cidades; com gestos de criação humana na medida em que implicados com a provocação, com o tensionamento do dado, do já sabido – e, por isso, com aquilo que aqui, em mim, em você, emociona, intriga, mobiliza, desafia e também, por vezes, desacomoda e incomoda. Se há algo que se pode dizer da obra é que ela trata do diálogo da arte contemporânea com a infância, sem dúvida; mas também (e por isso mesmo) do diálogo com artistas e seus processos criativos; do diálogo das crianças com aquilo que favorece, nelas, a criação, a imaginação, a curiosidade. Acima de tudo, é do diálogo de professora(e)s com o tempo presente (em suas demandas e urgências) que o livro aqui trata, mostrando que é sua preocupação casuística e obstinada justamente aquilo que esse tempo exige e que fundamenta grande parte do compromisso ético e político de educar. Sem promessas. |
Edição | 1 |
LivroDigital | vazio |
Prevenda | Vazio |
Quem viu, também comprou
-
Adicionar aos favoritos -
Adicionar aos favoritos -
Adicionar aos favoritos Autor- Angela Cristina Munhoz Maluf
-
Adicionar aos favoritos -
Adicionar aos favoritos -
Adicionar aos favoritos Por Uma Infância Feliz: Uma Nova Educação de Acordo com as Descobertas Recentes sobre o Cérebro Huma
Autor- Thomas D''ansembourg, Catherine Gueguen
-
Adicionar aos favoritos -
Adicionar aos favoritos -
Adicionar aos favoritos Tod - Transtorno de Oposição Desafiante - o Que Fazer e o Que Evitar: Guia Rápido para Professores D
Autor- Pietro Muratori, Marina Papini
-
Adicionar aos favoritos -
Adicionar aos favoritos Autor- Monica Fantin, Aline Alvim, José Douglas Alves
-
Adicionar aos favoritos -
Adicionar aos favoritos -
Adicionar aos favoritos -
Adicionar aos favoritos -
Adicionar aos favoritos