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A Segurança Escolar de Estudantes Lgbt na Pauta da Formação de Professores: Experiência Estética e Desenvolvimento Humano

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A Segurança Escolar de Estudantes Lgbt na Pauta da Formação de Professores: Experiência Estética e Desenvolvimento Humano

Grupo Livros

AutorRibeiro Everton
ISBN9786558205531
TítuloA Segurança Escolar de Estudantes Lgbt na Pauta da Formação de Professores: Experiência Estética e Desenvolvimento Humano
EditoraAppris
Ano de Edição2020
IdiomaPortuguês
Número de Páginas141
País de OrigemBrasil
AcabamentoBrochura
Altura21
Largura14,8
Profundidade0,2
Peso200
OrigemBrasil
Serie/Coleçãovazio
SinopseEste livro é fruto de uma pesquisa-ação realizada por meio da experiência do drama como método de ensino, a fim de suscitar debates e tensões relacionadas às sexualidades dissidentes no contexto da formação continuada de professoras atuantes na educação básica. Com base em suas experiências de vida e processos de subjetivação e formação, o autor lança mão de pesquisas sobre o ambiente educacional brasileiro, bem como acerca do contexto da segurança escolar nos Estados Unidos, tanto pelas descobertas de que boa parte da discriminação ocorrida em espaços escolares parte de profissionais da educação quanto pelo comprometimento alarmante que o bullying homofóbico exerce no desenvolvimento de adolescentes, em seu desempenho escolar e em sua saúde física e mental. A partir de uma série de episódios concebida por meio da peça Agreste, de Newton Moreno, como pré-texto, o autor-pesquisador delineou um processo dramático que explorou real e imaginário, elementos de tensão e caráter investigativo, como modo de originar a interação das participantes da pesquisa-ação. Na busca de subjetividades adjacentes, a pesquisa é qualitativa e perpassa por uma análise cartográfica, um ato de desvelamento pela experiência e por um desenho que pressupõe a resolução de problemas cotidianos e imediatos, além de melhora de práticas concretas. A pesquisa aborda as implicações do pesquisador no contexto educativo e, portanto, remonta outras cores e linhas de fuga ao fenômeno pesquisado. Entre questionários, relatos e narrativas das participantes, os principais achados desta obra evidenciam evasão, fatalismo e, até mesmo, negação em discutir o tema sexualidade no contexto educacional, especialmente no tocante às sexualidades dissidentes. Ao término do processo, todas as participantes narraram aspectos de dimensão sensível e disponibilidade para discutir o tema entre seus pares e/ou estudantes. O conteúdo desta obra reforça a urgência de que a experiência estética seja introduzida na formação docente com o intuito de sensibilizar professoras e professores para as diferenças que nos rodeiam e nos constituem.
Edição1
LivroDigitalvazio
PrevendaVazio

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