De segunda a sexta, das 08h às 18h

Sábado das 09h às 17h20

Exceto Feriados.

Siga a Vila

Buscar
Buscar

Crianças Fora-De-Série - Psicanálise e Educação Inclusiva

+-
Crianças Fora-De-Série - Psicanálise e Educação Inclusiva

Grupo Livros

AutorRinaldo Voltolini
ISBN9786587804163
TítuloCrianças Fora-De-Série - Psicanálise e Educação Inclusiva
EditoraBenjamin Editorial
Ano de Edição2022
Número de Páginas272
AcabamentoBrochura
Altura23
Largura16
Profundidade1,4
Peso544
Serie/Coleçãovazio
Volumevazio
SinopseFoi no escopo do avanço das discussões de democratização da sociedade, do qual a educação não poderia ficar de fora, que surgiu entre nós o projeto da educação inclusiva, em sua forma institucional concreta: a escola inclusiva. Seu objetivo: combater uma desigualdade que é promovida pela própria escola, quando trata de modo homogêneo crianças com diferentes e singulares modos de aprender. Donde seu método: flexibilizar e realinhar as condições institucionais da escola aos modos singulares de aprendizagem dos alunos. Tendo conseguido – o maior de seus méritos – apontar a forma como a escola pode, por força mesmo de sua institucionalidade, ser segregadora, a escola inclusiva corre o risco de ver seu projeto sucumbir às pressões da sociedade neoliberal na qual ela está instalada. Para evitar este risco, que ameaça sua credibilidade, e firmar-se em seu propósito de trabalhar na direção da renovação do laço social, a escola inclusiva deveria ser tão capaz naquilo que ela enuncia como é naquilo que ela denuncia. Tendo denunciado a tendência normativa presente nas escolas, ela precisaria, ainda, ser capaz de formular sua intervenção, evitando a normatividade presente na origem ocidental das práticas inclusivas efetivadas pelo Estado e as pressões da sociedade neoliberal que entende a inclusão escolar como uma customização de projetos de aprendizagem. Uma longa e rica tradição psicanalítica de trabalho institucional inclusivo, particularmente com as crianças autistas e psicóticas – cujo início é bem anterior à própria proposta da escola inclusiva –, possibilitou-nos realizar neste livro uma radiografia da escola inclusiva e mais amplamente do discurso inclusivo no qual ela se autoriza.
Edição1
LivroDigitalvazio
PrevendaVazio

Quem viu, também comprou