De segunda a sexta, das 08h às 18h

Sábado das 09h às 17h20

Exceto Feriados.

Siga a Vila

Buscar
Buscar

Para Uma Epistemologia da Educação Escolar

+-
Para Uma Epistemologia da Educação Escolar

Grupo Livros

AutorTatiana Bezerra Fagundes
ISBN9786525055336
TítuloPara Uma Epistemologia da Educação Escolar
EditoraAppris
Ano de Edição2024
IdiomaPortuguês
Número de Páginas180
País de OrigemBrasil
AcabamentoBrochura
Altura23
Largura16
Profundidade2
Peso200
OrigemBrasil
Serie/Coleçãovazio
SinopsePara uma epistemologia da educação escolar: caminhos de uma atitude etnográ¬ca é um livro que sustenta que há uma produção de conhecimento relevante no âmbito da educação básica que vem contribuindo, desde longa data, ao campo de estudos educacionais como um todo, especialmente às áreas que se dedicam a re etir sobre os princípios e processos de ensino-aprendizagem e formação humana nos contextos escolares. Além disso, argumenta que não há diferença substantiva entre a produção de conhecimento que parte das professoras e dos professores que atuam com crianças, jovens e adultos desde a Educação Infantil até o Ensino Médio — incluindo-se aí as modalidades da educação — e aquela que é apresentada por pesquisadoras/es a partir das universidades ou centros de pesquisa. Para defender essa ideia, a autora traça um panorama e realiza uma costura que parte da problematização do conhecimento no contexto de surgimento da ciência moderna até chegar aos tempos e à escola nos dias de hoje, dialogando com conceitos como os de saberes docentes e o de epistemologia da prática docente, mediada pela que nomeia como uma atitude etnográ¬ca. Como registra em uma das passagens do livro “A ciência, que é ciência no mundo, é também ciência da escola, de suas/seus professoras/es, alunas e alunos”. O livro, portanto, é direcionado às educadoras e aos educadores que se dedicam às/aos estudantes em diferentes instituições educativas, às pesquisadoras e aos pesquisadores que vêm percebendo e se incomodando com um tipo de discurso sobre a produção de conhecimento que ignora quaisquer sujeitos e contextos que não estejam arrolados em seus modos de pensamento e para as pessoas que, de maneira geral, preocupam-se e agem no sentido de fomentar uma proposta educacional que seja consistente e coerente àquelas e àqueles que frequentam as escolas na atualidade.
Edição1
LivroDigitalvazio
PrevendaVazio

Quem viu, também comprou