Socioeduação e Filosofia: o Antirracismo em Sala de Aula
Grupo Livros
Autor | Paulo Renato Oliveira Silva |
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ISBN | 9786525051758 |
Título | Socioeduação e Filosofia: o Antirracismo em Sala de Aula |
Editora | Appris |
Ano de Edição | 2024 |
Idioma | Português |
Número de Páginas | 106 |
País de Origem | Brasil |
Acabamento | Brochura |
Altura | 21 |
Largura | 14,8 |
Profundidade | 2 |
Peso | 150 |
Origem | Brasil |
Serie/Coleção | vazio |
Sinopse | A questão filosófica fundamental do nosso tempo é pensar a ontologia não mais adstrita à modernidade europeia. Seu desdobramento imprescindível é propor um ensino de Filosofias que carregue em seu germe epistemologias que vão além do cânone europeu. Nesse sentido, uma perspectiva pluriversal diz respeito à necessidade de fazer da verve filosófica o campo de batalha teórico, no qual os caracteres de gênero e, sobretudo, de raça venham à tona como tema central. Pretende-se, assim, uma abordagem em filosofia que fale sobre a vida das pessoas e da sociedade brasileira, cujo compromisso incontornável seja o investimento em uma outra realidade, livre das amarras do neoliberalismo e de um de seus principais vetores, o racismo estrutural. É nesse quadro de disputas e de crítica que a experiência pedagógica de Paulo Renato nos centros socioeducativos do IASES em Cariacica (ES) se insere. Sua _démarche_ orienta-se à proposta antirracista na educação. O autor vale-se, para tanto, do ensino da tradição _Ubuntu_, tal como formulada pelo sul-africano Mogobe Ramose — destituída dos maneirismos do ensino de filosofia eurocêntrico, acostumado à leitura exegética de textos que não dialogam com os problemas do presente. A potência dessa filosofia, segundo o autor do livro, é sua aposta na ancestralidade e na oralidade, metódicas eficazes para fazer emergir como protagonistas as identidades e a sociabilidade dos socioeducandos. Filosofia, por assim dizer, apta a oferecer alternativas às contradições do capitalismo atual, justamente porque imaginativa o suficiente para pensar pontos de inflexão em que haja um acerto de contas com o passado colonial que assola não somente a tradição filosófica, mas a própria vivência dos socioeducandos. Fica, então, o convite ao leitor para engajar-se na leitura desse fazer filosófico, com a advertência de que já não será possível posteriormente se refugiar na esterilidade das ontologias comumente difundidas. Lucas Marques Lessa Mestre em Filosofia pela Universidade Federal do Espírito Santo. |
Edição | 1 |
LivroDigital | vazio |
Prevenda | Vazio |
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