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Socioeduação e Filosofia: o Antirracismo em Sala de Aula

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Socioeduação e Filosofia: o Antirracismo em Sala de Aula

Grupo Livros

AutorPaulo Renato Oliveira Silva
ISBN9786525051758
TítuloSocioeduação e Filosofia: o Antirracismo em Sala de Aula
EditoraAppris
Ano de Edição2024
IdiomaPortuguês
Número de Páginas106
País de OrigemBrasil
AcabamentoBrochura
Altura21
Largura14,8
Profundidade2
Peso150
OrigemBrasil
Serie/Coleçãovazio
SinopseA questão filosófica fundamental do nosso tempo é pensar a ontologia não mais adstrita à modernidade europeia. Seu desdobramento imprescindível é propor um ensino de Filosofias que carregue em seu germe epistemologias que vão além do cânone europeu. Nesse sentido, uma perspectiva pluriversal diz respeito à necessidade de fazer da verve filosófica o campo de batalha teórico, no qual os caracteres de gênero e, sobretudo, de raça venham à tona como tema central. Pretende-se, assim, uma abordagem em filosofia que fale sobre a vida das pessoas e da sociedade brasileira, cujo compromisso incontornável seja o investimento em uma outra realidade, livre das amarras do neoliberalismo e de um de seus principais vetores, o racismo estrutural. É nesse quadro de disputas e de crítica que a experiência pedagógica de Paulo Renato nos centros socioeducativos do IASES em Cariacica (ES) se insere. Sua _démarche_ orienta-se à proposta antirracista na educação. O autor vale-se, para tanto, do ensino da tradição _Ubuntu_, tal como formulada pelo sul-africano Mogobe Ramose — destituída dos maneirismos do ensino de filosofia eurocêntrico, acostumado à leitura exegética de textos que não dialogam com os problemas do presente. A potência dessa filosofia, segundo o autor do livro, é sua aposta na ancestralidade e na oralidade, metódicas eficazes para fazer emergir como protagonistas as identidades e a sociabilidade dos socioeducandos. Filosofia, por assim dizer, apta a oferecer alternativas às contradições do capitalismo atual, justamente porque imaginativa o suficiente para pensar pontos de inflexão em que haja um acerto de contas com o passado colonial que assola não somente a tradição filosófica, mas a própria vivência dos socioeducandos. Fica, então, o convite ao leitor para engajar-se na leitura desse fazer filosófico, com a advertência de que já não será possível posteriormente se refugiar na esterilidade das ontologias comumente difundidas. Lucas Marques Lessa Mestre em Filosofia pela Universidade Federal do Espírito Santo.
Edição1
LivroDigitalvazio
PrevendaVazio

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