Experiência e Arte Contemporânea
Grupo Livros
Autor | Renato Rezende, Ana Kiffer, Christopher Bident |
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ISBN | 9788564022263 |
Título | Experiência e Arte Contemporânea |
Editora | Circuito |
Ano de Edição | 0 |
Idioma | Português |
Número de Páginas | 100 |
País de Origem | Brasil |
Acabamento | Brochura |
Altura | 21 |
Largura | 14 |
Profundidade | 0,5 |
Peso | 150 |
Origem | Brasil |
Serie/Coleção | vazio |
Sinopse | Nesse livro, organizado por Ana Kiffer, Renato Rezende e Christophe Bident, propomos deter por um instante o olhar sobre as relações, implicações, sobre-determinações, aproximações e diapasões entre a noção de experiência e o campo das manifestações artísticas e culturais contemporâneas.Os escritos reunidos neste livro promovem rara troca de ideias. A cada lance, novos territórios críticos podem surgir: conversas, giros, súbitas lateralidades fazem reverberar perguntas a partir do termo experiência, expondo seu caráter problemático. Vamos encontrá-lo, como quase tudo na era do sampler, em estado de êxodo.Acompanhando a estratégia de algumas proposições artísticas contemporâneas, o livro irá manter o desafio de levar adiante um movimento que não deixa de incluir seu próprio colapso. Como retomar o termo experiência, senão de modo tentativo? Vinculado fortemente à alta modernidade e à maneira de sentir romântica, o conceito despertaria quais sentidos nesse trânsito constante de entidades dividuais, códigos, temporalidades várias? Desdobra-se, buscando mover territórios: vivências críticas e participantes, conversas infinitas, perguntas dentro da pergunta.experiência-limite, sugere Oiticica: experiência positiva de um viver negativo. Algo se daria aí como um questionamento radical. Envolvido na construção de membranas de contato, Ricardo Basbaum já havia notado a conexão arte/mundo como uma espécie de mergulho ao avesso. Em entrevista publicada nesta coletânea, o artista-etc observa que [o] lugar da arte está sendo reivindicado por várias forças e interesses, choques culturais, e em todas essas variações seria necessário acreditar existir o momento de um encontro, que teria uma intensidade tal que valeria a pena, tanto para o sujeito que se lança nesse encontro, quanto para quem propõe a arquitetura e engenharia daquele processo. Uma das tarefas desta edição seria relançar a pergunta por tais encontros e intensidades, explorando mais uma vez a zona arte/externalidade. Tatiana Grinberg, traçando linhas extradisciplinares, propõe exercícios de/para um corpo hipersensibilizado, predisposto à escuta do mundo, em iminência. Detona um pensamento da mistura carnal, investido por uma fenomenologia do cyborg. Seu projeto Placebo atualiza a densidade da carne e do tempo: morder a duração.Ao modo provisório de Musa, obras e textos aqui buscam tornar palpáveis outras vivências. Também Laura Lima prepara, em líricos projetos/processos, organismos desenvolvidos entre carne |
Edição | 1 |
LivroDigital | vazio |
Prevenda | Vazio |
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