Autor
- Jane Nelsen, Mary Nelsen Tamborski, Brad Ainge
Autor | Catani Mendes |
---|---|
ISBN | 9788585701888 |
Título | Universidade Pública: Políticas e Identidade Institucional |
Editora | Autores Associados |
Ano de Edição | 1999 |
Número de Páginas | 90 |
Altura | 17 |
Largura | 10,5 |
Profundidade | 0,6 |
Peso | 82 |
Serie/Coleção | vazio |
Sinopse | O discurso de legitimação das políticas educacionais em curso no país assenta-se na ênfase à modernização educativa, competitividade, produtividade, desempenho, eficiência e qualidade, expressando o ideário neoliberal. A análise das reformas educativas significa, de maneira geral, que a intervenção estatal se efetiva a partir da: alteração no padrão de financiamento da educação e controle, reorganização curricular, formação e profissionalização do professorado. Além dessas áreas de intervenção e em sintonia com elas, observa-se a defesa da adoção de mecanismos de flexibilização e contraditoriamente, de centralização, especialmente, através de paradigmas de avaliação e de indução de políticas. Todos esses aspectos sinalizam a efetivação de um novo parâmetro político-pedagógico, qual seja, a adoção de uma "pedagogia da concorrência, da eficiência, dos resultados e da produtividade" vinculada à lógica de mercado, o que pode ser amplamente observado no processo de reconfiguração da educação superior. |
Edição | 1 |
LivroDigital | vazio |
Prevenda | Vazio |