LivrosNão FicçãoEducaçãoUniversidade Pública: Políticas e Identidade Institucional
Vazio

Universidade Pública: Políticas e Identidade Institucional

Catani Mendes

Avise-me
Para ser avisado da disponibilidade deste Produto, basta preencher os campos abaixo. Ou entre em contato pelo WhatsApp (11) 99539-0321 para consultar estoque das lojas físicas

Este produto não está disponível no momento
Quero saber quando estiver disponível
O discurso de legitimação das políticas educacionais em curso no país assenta-se na ênfase à modernização educativa, competitividade, produtividade, desempenho, eficiência e qualidade, expressando o ideário neoliberal. A análise das reformas educativas significa, de maneira geral, que a intervenção estatal se efetiva a partir da: alteração no padrão de financiamento da educação e controle, reorganização curricular, formação e profissionalização do professorado. Além dessas áreas de intervenção e em sintonia com elas, observa-se a defesa da adoção de mecanismos de flexibilização e contraditoriamente, de centralização, especialmente, através de paradigmas de avaliação e de indução de políticas. Todos esses aspectos sinalizam a efetivação de um novo parâmetro político-pedagógico, qual seja, a adoção de uma "pedagogia da concorrência, da eficiência, dos resultados e da produtividade" vinculada à lógica de mercado, o que pode ser amplamente observado no processo de reconfiguração da educação superior.