Em "Um grito do coração, A vida de Edith Piaf", de Margaret Crosland traz a biografia emocionante da vida de uma das maiores cantoras francesas populares. Publicado originalmente em 1985, o título ganha uma edição brasileira caprichada - com a tradução de palavras e expressões em francês - que aproximam o leitor do universo vivido por Piaf.
Realizado a partir de entrevistas com a irmã legítima de Piaf, Denise Gassion, Charles Aznavour e o filho de Michel Cerdan entre outros, e em pesquisas em documentos, o livro possibilita conhecer mais sobre o panorama musical daquela época, com informações sobre a música “java”, gênero tipicamente francês, e a chamadas “cantoras realistas”, que foram muito famosas na França, mas são pouco conhecidas no exterior. Piaf foi uma das poucas que transcendeu as fronteiras e adquiriu fama internacional.
A biografia escrita por Margaret Crosland mostra um perfil de Edith “sem glamour”. Uma Piaf carente, engraçada, imprevisível, trágica, muitas vezes tirana, mas sempre talentosa. Uma artista que, sobretudo, amava a música e após mais de 40 anos de sua morte , sua voz ainda é capaz de emocionar e, quem sabe, conquistar novos fãs!