Este segundo volume da série "Educação para a Ciência", "Questões atuais no ensino de Ciências", traz importantes reflexões sobre pesquisas apresentadas nos Ciclos de Seminários em Ensino de Ciências, Matemática e Educação Ambiental organizados por docentes do Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência da Unesp.
O livro inicia com reflexões sobre Educação Científica e Sociedade, apontando as características da produção científica, a tecnologia decorrente desta produção, relacionando-as com a Educação Científica e a Educação Pública Popular. Dois capítulos são dedicados aos desafios pedagógicos a que estão sujeitos os docentes, partindo-se da análise de resultados de pesquisas contemporâneas sobre concepções alternativas e mudança conceitual.
A obra mostra resultados de uma pesquisa que procura estabelecer ações pedagógicas voltadas para mudanças de atitudes em relação ao Ensino de Ciências, tomando como base a discussão de elementos do processo educativo como objetivos, conteúdo, metodologia, avaliação e planejamento. Aborda dois assuntos que têm despertado grande interesse e pesquisadores da área: a utilização da História da Ciência no ensino e o papel das atividades experimentais, além de tratar de Educação Ambiental, em artigos que mostram que é possível fazer ensino de boa qualidade em escola pública, promover pesquisas em classes iniciais de ensino fundamental e trabalhar adequadamente o Ensino de Ciências.