Este livro tem como base a análise e a descrição de alguns processos semânticos que interagem na produção de sentido de um texto verbal ou não verbal, como a polissemia, a sinonímia e a antonímia. Como corpus, a utilização da linguagem não literária de manchetes de jornais ou revistas e anúncios publicitários.
A coleção Português na Universidade é resultado de anos de pesquisa, anos de experiência, e mais, é fruto da nossa vivência em sala de aula. Com esta coleção, vamos investigar a língua com o viés do uso; é ela, a língua portuguesa, que será revisitada em seus sistemas gramatical, discursivo e lexical.
Neste primeiro volume, analisamos a produção e a apreensão de sentido presentes nas relações lexicais, enfatizando a construção de signos sob uma perspectiva funcionalista. Para isso, buscamos exemplos em textos midiáticos, como jornais, propagandas, memes. Perceber o mundo que nos cerca de forma plena faz com que sejamos agentes de nosso tempo. Assim, a apreensão plena de sentido será mote dessa jornada. Entre, saboreie a leitura e se divirta.
Ana e Marcelo