Lala é uma adolescente da Zona Norte de Buenos Aires que descobre em Guayi – uma empregada paraguaia de 17 anos que trabalha em sua casa – o verdadeiro amor. Juntas, planejam uma vida em frente ao lago de Ypacaraí, no Paraguai.
Um dia, Sasha, a mãe de Lala, desaparece, seguindo o amante até a Índia, e seu pai, Brontë, um intelectual deprimido mas cheio de prestígio, se fecha no quarto para escrever. De lá, ele apenas sai para se deitar com Guayi. Quando Lala descobre a traição, o mata. Guayi some e Lala viaja para o Paraguai a sua procura, tendo como companheiro seu cachorro Serafín, o narrador desta história.
No Paraguai, Lala reconstrói o passado de Guayi: seu primeiro amor com um garoto do povoado e que tornou-se o ator mais famoso da televisão paraguaia, sua gravidez e a lenda ao redor de um menino peixe que guia os afogados até o fundo do lago.
Ágil, sórdido e divertido ao mesmo tempo, este primeiro romance de Lucía Puenzo surpreende pela singular respiração da prosa, a inteligência da escrita e o interesse da trama e de sua história. Em uma sucessão incomparável de escândalos, perseguições, loucuras, drogas e sangue, "O Menino Peixe" põe em xeque regras estabelecidas e aposta em encontrar uma saída para a incerteza com que muitos jovens vivenciam o mesmo mundo que condenam.