A obra, publicada pela 3R Studio Editora, é uma homenagem ao legado de Eduardo Tapajós, honrosamente lembrado como Príncipe da Hotelaria no Brasil ao dirigir o Glória, durante quase meio século. A luxuosa obra é também um registro de afetos, memórias, vínculos e olhares vividos intensamente por Maria Clara Tapajós, durante trinta e três anos, em um prédio de espaço generoso, erguido em frente a um dos mais belos cartões-postais do globo.
Composta por uma narrativa ágil e informativa realizada a quatro mãos – na primeira pessoa da “guardiã do Glória”, Maria Clara, observada pela narradora, Diana Queiroz Galvão – o livro divide-se em 13 capítulos e é finalizado por uma galeria de fotos e depoimentos ao redor dos 80 anos de história do primeiro hotel de luxo do Brasil.
A primeira capa traz o texto do presidente da República, Sr. Luis Inácio Lula da Silva, seguido de prefácio do presidente do Senado e acadêmico José Sarney. Na segunda capa, o leitor encontra texto do poeta e ministro do Tribunal de Contas Marcos Vilaça, e na contracapa o depoimento de Fernando Henrique Cardoso.