SINOPSE
Nossa herança colonial nos faz valorizar os intelectuais estrangeiros. Em si, isso não é problema. Torna-se problema quando esquecemos os intelectuais “da casa”. E temos muitos, espalhados pelos diferentes estados brasileiros.
O livro reúne a figura de 40 educadores paulistas. É uma obra coletiva que contou com participação de renomados autores e com ilustrações do desenhista Thales Monteiro.
É um instrumento útil para estudos sobre o pensamento educacional no Brasil, dispondo o acesso à trajetória pessoal e profissional daqueles que contribuíram na produção de nossa cultura educacional. É um fruto valioso para o trabalho didático e um fecundo roteiro para a continuidade da pesquisa e da reflexão sobre os destinos de nossa educação.
“Cada educador inserido com maestria em seu tempo e contexto sociocultural e político pelos autores que assumiram a tarefa de trazê-los à luz. Educadores que em sua geografia de ação deixaram marcas na história da educação deste Brasil. Educadores que deixaram memória podem não só nos ajudar a compreender as raízes, mas também nos desafiar com sua perspicácia e seu espírito inventivo para apreender as circunstâncias atuais, bem como para reconstruir perspectivas, propostas e formas do agir educacional. Ajudam-nos a refletir e construir escolhas.” (Bernardete Gatti)