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As Reformas do Ensino Superior no Brasil: o Público e o Privado em Questão

Minto Watanabe

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O objetivo deste estudo é oferecer elementos para uma compreensão crítica das mudanças sofridas pelo ensino superior no Brasil, no período que vai do Golpe de 1964 ao final dos anos de 1990. Analisamos as políticas para esse nível de ensino não apenas à luz do contexto histórico brasileiro nesse período, mas também do contexto mais amplo de mudanças das forças produtivas e dos processos de reestruturação do capitalismo no mundo. As chamadas reformas da educação superior são entendidas com base em uma visão crítica dos conceitos de público e privado, em que procuramos desmistificar tais conceitos e as apreensões que deles se utilizam para legitimar determinados interesses na educação. Interesses esse que, de modo geral, vêm a reforçar a hegemonia histórica do setor privado no ensino superior brasileiro, atingindo limites ainda inéditos nos anos de 1990. É, portanto, um livro que não trata apenas de ensino superior, mas que se destina a todos que se interessam pela educação e sua história, pelas relações imanentes entre Estado, sociedade e educação, no Brasil e no mundo contemporâneo.