O trem parte às 7h. O lanche preparado pela mãe já está embrulhado em papel-alumínio. É a primeira viagem de trem da vida de Félix. O apito da locomotiva anuncia o início da aventura. O menino cola seu rosto na janela e deixa as paisagens desfilarem por seus olhos como fotografias a compor um filme. Ao seu lado, o padrinho vai narrando o caminho e, assim, qualquer tristeza vai embora. Na mala, não cabe dor alguma, apenas a imensa saudade dos pais e do irmão pequeno que ficaram em casa. Corações forasteiros circulam pelos vagões e se misturam à trajetória de Félix até a estação final. O garoto não está de férias: ele viaja a passos largos, com o coração abrindo caminho... Sua vontade é chegar logo e abraçar a esperança.
Pedro Antônio de Oliveira
Escritor