Neopragmatismo periférico: um projeto linguístico e filosófico
Em primeiro lugar, este livro reúne uma coletânea de trabalhos escritos por integrantes do Grupo NormAtiva – Recife neste último ano. Dessa forma, a obra constitui-se como um corpo conceitualmente orgânico, configurando-se, portanto, como um programa filosófico politicamente situado e teoricamente integrado.
Campo de disputa social
Longe de ser um ajuntamento ocasional de textos, o volume expressa, na verdade, um projeto filosófico periférico comum. Além disso, tal projeto é sustentado por uma concepção normativa da linguagem e por uma compreensão do significado como campo de disputa social, histórica e política, bem como gramatical. Nesse sentido, o fio condutor que atravessa todos os capítulos é a recusa categórica tanto do referencialismo quanto do representacionalismo, do platonismo e do mentalismo.
Práticas normativas e organização da realidade
Consequentemente, defende-se que o significado não é algo que se encontra no mundo nem na mente, mas sim algo que se institui publicamente em:
Práticas normativas e inferenciais.
Práticas afetivas compartilhadas.
Intervenções cotidianas sociais.
Por isso, a linguagem não funciona apenas como meio de descrição da realidade, mas sim como uma infraestrutura ativa de organização das formas de vida. Em suma, ela atua diretamente na intervenção da gramática e das nossas práticas sociais cotidianas.
–