Currículo narrativo é um estudo aprofundado sobre o currículo do curso de Pedagogia no Brasil, com foco particular na identidade dos pedagogos que atuam em universidades estaduais. A obra busca decifrar o “currículo narrativo” que emerge de pedagogias, identidades e experiências desses profissionais. O livro ressalta a importância do reconhecimento e inclusão de conhecimentos que os pedagogos adquirem ao longo de suas carreiras, especialmente aqueles para além da formação inicial.
Com um olhar crítico, a obra explora como o currículo da formação inicial se desdobra e se transforma ao longo de diversos processos formativos no ambiente universitário, construindo uma identidade profissional e narrativa que está intrinsecamente ligada às vivências cotidianas do “ser pedagoga” nas universidades. A pesquisa revela que as narrativas são ricas em significados, contendo elementos que constroem diferentes percepções ontológicas, epistemológicas e pedagógicas.
Com base nos resultados obtidos, o livro propõe uma teoria espiral hermenêutica do currículo narrativo, defendendo um currículo fundamentado em conhecimentos multirreferenciais que inter-relaciona conteúdos e experiências do cotidiano por meio de narrativas (auto)biográficas. Currículo narrativo é uma contribuição significativa para o campo dos estudos curriculares e um recurso inestimável para os envolvidos na formação e prática da Pedagogia. Seus achados sinalizam a necessidade de considerar as pesquisas narrativas dos pedagogos atuantes em universidades como referencial para a construção de currículos de Pedagogia, alinhando a formação de futuros profissionais à realidade universitária e às demandas contemporâneas.