LivrosNão FicçãoFísicaIntrodução Ao Estudo da Termodinâmica: Uma Abordagem Histórica e Conceitual

Introdução Ao Estudo da Termodinâmica: Uma Abordagem Histórica e Conceitual

Jefferson A. R. da Cunha, Wellington P. de Queirós.

Avise-me
Para ser avisado da disponibilidade deste Produto, basta preencher os campos abaixo. Ou entre em contato pelo WhatsApp (11) 99539-0321 para consultar estoque das lojas físicas

Este produto não está disponível no momento
Quero saber quando estiver disponível
Este é um livro didático introdutório voltado ao estudo da termodinâmica e da física estatística. Ao longo do texto, são tratados temas fundamentais como a lei zero da termodinâmica, dilatação de sólidos, calor e a primeira lei da termodinâmica, o modelo cinético molecular do gás ideal, máquinas térmicas, a segunda lei da termodinâmica e a análise estatística do conceito de entropia. O material foi elaborado com o propósito de atender à formação de estudantes das ciências exatas e engenharias, com ênfase especial nos cursos de bacharelado e licenciatura em Física. Diferencia-se dos livros tradicionais da área por adotar uma abordagem histórica e fenomenológica, que insere o leitor no contexto em que os conceitos termodinâmicos foram originalmente desenvolvidos. A narrativa apresenta os principais marcos históricos, os desafios conceituais e os avanços tecnológicos que moldaram o entendimento dos fenômenos térmicos ao longo do tempo. A descrição de contextos históricos e sociais é um recurso intensamente explorado nesta obra, pois compreendemos que essa perspectiva é essencial para a construção crítica e significativa do conhecimento científico. O estudante é convidado a refletir sobre o papel dos personagens envolvidos no desenvolvimento da termodinâmica e sobre os dilemas epistemológicos enfrentados na consolidação dessa área da Física. Além da abordagem teórica diferenciada, o livro também se destaca por seu caráter didático. Ao final de cada um dos cinco capítulos, são apresentadas seções com atividades conceituais e problemas tradicionais de termodinâmica, que podem ser utilizados pelo professor tanto para aprofundamento dos conteúdos quanto para diagnósticos de aprendizagem e avaliações ao longo do curso. Prof. Dr. Jefferson Adriany Ribeiro da Cunha Universidade Federal de Goiás (UFG) Prof. Dr. Wellington Pereira de Queirós Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)