Você provavelmente já deve ter ouvido falar que os humanos são a ponta da evolução, ou até mesmo que somos a sociedade mais avançada em termos de organização. Mas, observando a natureza mais de perto, talvez note que vários comportamentos similares considerados exclusivamente “humanos” estão presentes na natureza há milhões de anos. Não tem ideia de como? Aguarde, que logo mais você vai entender.
Você sabia, por exemplo, que o cuidado com os feridos durante uma batalha não é exclusividade nossa? Ou talvez que cupins tiram onda quando o assunto é arquitetura? Neste livro, você vai conhecer uma espécie de formiga com habilidades que muitos médicos adorariam ter e descobrir como os pequenos insetos que comem nossos móveis de madeiras são, muito antes da nossa espécie, mestre nas construções.
Talvez fique surpreso ao descobrir que algumas espécies de plantas têm a própria internet, uma rede de comunicação que favorece sua sobrevivência. Obviamente, não é igual à nossa, mas nem por isso é menos efetiva. Também vai mergulhar na história do Inky, o polvo pra lá de esperto de um aquário da Nova Zelândia, e descobrir que tirar 10 em uma prova não é o único indício de ser inteligente.
Utilizando os princípios da evolução e de muitas outras áreas da ciência, falaremos sobre nosso corpo e quais de suas partes foram úteis para nos trazer até onde estamos agora. Meu objetivo é que você saia dessa leitura conhecendo ainda mais você mesmo, a história da nossa espécie e de muitas outras que apresentam comportamentos tão incríveis quanto os nossos. E mais: espero que se torne uma pessoa tão observadora e apaixonada pela natureza quanto eu.
E aí, bora repensar uma Natureza mais Humana do que você imagina?