Do autor do best-seller Band of Brothers, O Dia D é um relato completo da batalha mais crucial da Segunda Guerra Mundial, o dia que mudou o curso da história.
Na madrugada de 6 de junho de 1944, as forças aliadas desembarcaram nas praias da Normandia, iniciando a maior invasão anfíbia da história e marcando o começo do fim da Alemanha nazista. Baseado em mais de 1.400 entrevistas com veteranos americanos, britânicos, canadenses, franceses e alemães, O Dia D é a narrativa épica sobre esse evento e o momento mais desafiador da vida dos jovens soldados: o dia que precisaram lutar a todo custo por sua liberdade.
Ambrose reconstrói as horas cruciais do Dia D com precisão e riqueza de detalhes, e revela como os planos originais da invasão tiveram que ser abandonados e como soldados e oficiais subalternos tomaram iniciativas próprias ao perceberem que nada era da forma que haviam sido informados. O renomado historiador retrata os rostos da coragem e do heroísmo, do medo e da determinação — o que Eisenhower chamou de “a fúria de uma democracia provocada” — que moldaram a vitória dos soldados cidadãos que Hitler havia menosprezado.
Com detalhes sobre as cruciais 24 horas, este livro mergulha na coragem e no sacrifício dos soldados que enfrentaram o impossível, desafiando as probabilidades para garantir a vitória. Da estratégia dos comandantes à luta no campo de batalha, O Dia D traz um relato inesquecível sobre um dos momentos mais importantes da nossa história.
“O Dia D é, acima de tudo, sobre pessoas, mas vai ainda mais longe ao evocar o horror, a resistência, a ousadia e, de fato, as falhas humanas na praia de Omaha... Extraordinário." - The New York Times Book Review
“Stephen E. Ambrose baseia-se em centenas de entrevistas com veteranos do Exército dos EUA e os corajosos soldados aliados que lutaram ao lado deles para criar este relato excepcional do dia que moldou o século XX. O Dia D é, acima de tudo, a história épica de homens no momento mais exigente de suas vidas, quando os horrores, complexidades e triunfos da vida são expostos, e a coragem e o heroísmo se destacam.” -Wall Street Journal