Além de compreender a complexidade da evolução, organização e funcionamento dos seres vivos, algumas decisões que precisamos tomar ao longo da vida demandam o conhecimento da Biologia. A disciplina é ofertada no ensino médio com o objetivo de contribuir para a formação de cidadãos que possam utilizar seus conhecimentos para intervir socialmente de forma crítica e responsável, visando contribuir para a melhoria das condições de vida atuais e das futuras gerações.
Tradicionalmente, o ensino de Biologia enfatizou a aprendizagem de conceitos, privilegiando a memorização, o que contribuiu para o desinteresse dos discentes e para a ocorrência de dificuldades de aprendizagem nesse componente curricular. As pesquisas sobre o processo de ensino e aprendizagem de Biologia, por sua vez, focalizaram predominantemente aspectos individuais e cognitivos, deixando fora da discussão os aspectos sociais e afetivos, fundamentais para a compreensão de tais dificuldades.
Pensando nisso, os autores deste livro propõem uma discussão sobre as dificuldades de aprendizagem de Biologia e sua superação, que leva em consideração os processos subjetivos, além dos aspectos operacionais. Tais processos são de natureza simbólico-emocional e, quando consideramos a aprendizagem, incluem os sentidos subjetivos produzidos ao longo da história de vida e associados às relações sociais dos estudantes, bem como aqueles sentidos subjetivos produzidos durante a ação de aprender Biologia.
Os autores apresentam os estudos de caso de Evy, Maroca e Sofia, nos quais interpretam a configuração subjetiva da ação de aprender de cada estudante. Discutem aspectos relevantes acerca dos princípios epistemológicos, ontológicos e conceituais da aprendizagem de Biologia, assim como dos processos subjetivos e operacionais envolvidos na superação das dificuldades de aprendizagem de Biologia.
Este livro é um convite à reflexão sobre o ensino e a aprendizagem de Biologia, a partir de uma visão complexa do processo de aprendizagem, tendo em conta os aspectos operacionais e subjetivos. Ele pode interessar a professores de Biologia, tanto da educação básica quanto superior, assim como a estudantes de graduação e pós-graduação. Acreditamos que, além de contribuir para a ação pedagógica, as reflexões contidas no livro podem favorecer a compreensão de pesquisadores interessados nas dificuldades de aprendizagem em Ciências e em como superá-las.