Este livro de Viviane Soares Aguiar, derivado de sua dissertação de mestrado, é um dos melhores estudos acadêmicos sobre História da Alimentação que temos. A autora parte de um livro pouco conhecido (“esquecido”) sobre a chamada cozinha caipira: Cozinha Tradicional Paulista, lançado em 1963.
Viviane parte de um estudo exemplar do livro de Jamile Japur, proporcionando ao leitor uma “biografia” da obra a partir da perspectiva dos estudos de cultura material, mas vai muito além, apresentando um amplo estudo da alimentação paulista (e brasileira) durante o século XX. Utilizando uma variedade de fontes impressionante, a autora analisa o próprio conceito de cozinha caipira em suas várias dimensões, inserindo no panorama das discussões sobre cozinha brasileira na primeira metade do século XX, tratando de temas como Movimento Regionalista e Modernismo.
Além disso, aborda o folclorismo (onde encontramos Jamile Japur) e estabelece uma comparação com outros livros de cozinha regional, em especial o caso mineiro. Assim, Viviane consegue demonstrar de forma cabal o processo de construção das identidades regionais a partir das cozinhas. O livro já nasce como referência de estudos do campo da alimentação.