A ideia é, simultaneamente, simples e poderosa: transformar as cidades de maneira que tudo aquilo que seus habitantes precisam esteja a uma curta caminhada, ou pedalada, de suas respectivas residências; noutras palavras, a 15 minutos de casa. Essa é a proposta do autor deste livro, o franco-colombiano Carlos Moreno, professor associado do Institut d’Administration des Entreprises (IAE)), da Universidade Paris 1 Panthéon-Sorbonne, pioneiro no campo das cidades inteligentes.
Na obra, Moreno explica de que modo e por qual motivo várias metrópoles mundo afora – como Paris, por exemplo – adotaram a cidade de 15 minutos como uma ferramenta potente e sustentável de planejamento urbano.
Escrito em uma linguagem cristalina, acessível ao público em geral, o livro compartilha técnicas baseadas em ciência e pesquisa, além de soluções criativas para problemas complexos e persistentes em cidades de todo o planeta. Mostra, com clareza, por que é incontornável reduzir a dependência dos automóveis, implantando estratégias que promovam uma melhor qualidade de vida nas urbes.
“Nessa jornada”, escreve Moreno, “vislumbro um horizonte esperançoso, em que cidades – ricas de essência histórica e ao mesmo tempo cheias de aspirações contemporâneas – oferecem a seus moradores uma poderosa síntese de proximidade, interconectividade e satisfação. Nossa jornada por essas cidades é também uma exploração de nós mesmos. Quando oferecemos um ambiente urbano que conduz ao convívio e à proximidade, redescobrimos o valor da comunidade, da cooperação mútua e do compartilhamento. Somos nutridos por uma autêntica interação e pela solidariedade de uma vida urbana reinventada.”
Sobre o autor
Carlos Moreno é um renomado urbanista e professor franco-colombiano, residente em Paris. Recentemente, foi pioneiro no desenvolvimento do conceito da "Cidade de 15 Minutos", que enfoca um urbanismo sustentável e centrado no ser humano. Suas teorias têm sido amplamente adotadas por prefeitos e organizações internacionais comprometidas com cidades mais sustentáveis, ampliando o conceito a um movimento global. Como conselheiro científico de diversas organizações internacionais, Carlos é reconhecido por suas contribuições ao planejamento urbano, sendo, além disso, membro da American Academy of Housing and Communities. Dentre seus prêmios internacionais, destacam-se o Prêmio OBEL em 2021, o Scroll of Honour da ONU-Habitat em 2022 e o Prêmio Global de Liderança para o Desenvolvimento Sustentável do Fórum Global de A