Nosso país tem hoje cerce de 796 mil profissionais nas forças de segurança, em 2023, segundo o Fórum Brasileiro de Segurança Pública. Esses dados, porém, não levam em conta os desafios da atuação operacional desses profissionais e nem as milhares de histórias vividas por eles todos os dias. No livro “Policiais: heróis e humanos” essas vivências encontram-se mais em destaque do que nunca.
A atividade policial é instigante. São inúmeros os desafios diários, e nunca, absolutamente nunca, um dia de serviço operacional é exatamente igual ao outro; não existe rotina. Com efeito, os policiais militares, diuturnamente, atendem pessoas das mais diversas classes sociais, etnias, credos, raças, opções sexuais, dentre outras peculiaridades, idiossincrasias e diversidades que existem e devem ser respeitadas em uma sociedade democrática.
Os casos relatados são didáticos e fictícios, porém baseados e inspirados em casos reais, e todos foram vivenciados pelo autor em seus mais de vinte e oito anos de labuta na Polícia Militar do Estado de São Paulo.
Ao final de cada capítulo foi inserido uma síntese dos pontos importantes e lições estratégicas para quem exerce a atividade policial, quer na posição de comando (gestores), quer na execução do policiamento ostensivo preventivo. É notório que esses valorosos tópicos e ensinamentos também podem ser aplicados nos mais diversos ramos e segmentos do mundo corporativo.