Dentre vários os conteúdos matemáticos ministrados em
sala de aula, abordaremos neste livro o Triângulo Aritmético,
um conteúdo presente em livros didáticos de Matemática
produzidos e utilizados no Brasil desde a década de 1930. Ao
longo do texto, serão expostas as possíveis origens e os estudos
iniciais do conteúdo, visando compreender as nomenclaturas
desse triângulo durante a história e suas contribuições para a História
da Matemática. Iremos explicitar de que modo esse conteúdo
foi apresentado em livros didáticos de Matemática produzidos
e utilizados no Brasil, abordando a apresentação geral, os aspectos
históricos, alguns exercícios, entre outros. Por fim, será apresentada
uma proposta de como abordar historicamente o Triângulo
Aritmético por meio de um Projeto de Pesquisa de Iniciação
Científica com estudantes do Ensino Médio. Esperamos que este
livro venha a colaborar com a formação de professores de Matemática
em relação ao conhecimento histórico sobre o Triângulo
Aritmético, a sua abordagem nos livros didáticos de Matemática
e a possibilidade de pesquisa sobre o tema com estudantes do
Ensino Médio