Com o apoio do Instituto Bardi, o curador e galerista Sergio Campos mostra, no primeiro volume de 356 páginas, a riqueza e o pioneirismo conceitual da produção de design de mobiliário de Lina Bo Bardi, que desde sua primeira criação, a cadeira do MASP 7 de Abril, que influenciou decididamente a primeira geração de designers modernos, como Sergio Rodrigues.
Desenhada em 1947 para ser usada em um pequeno auditório da primeira sede do Museu de Arte de São Paulo, que ela ajudou a fundar, juntamente com seu marido Pietro Maria Bardi e Assis Chateaubriand, a cadeira "MASP 7 de Abril" traz elementos da nossa cultura popular, como o assento em couro de sola selvagem costurada com barbante, à moda das vestimentas dos povos do sertão, dobrável e empilháveis, assim como as populares cadeiras de circos itinerantes.
Em plena era atômica, Lina Bo Bardi utilizou materiais vernaculares e totalmente inusitados na concepção de muitos dos seus móveis, como sola de couro selvagem, cordas náuticas, conduítes elétricos, cunhas de carro de boi, compensado de pinho, entre outros. O livro procura mostrar como esta leitura e atitude reverberaram entre os designers contemporâneos, como os geniais Irmãos Campana.